De que está à procura ?

Europa

Europa avança com taxa sobre transações financeiras

© Clique para ampliar

Clique para ampliar Os ministros das Finanças de dez países da União Europeia, entre os quais Portugal, acordaram a aplicação progressiva de uma taxa sobre as transações financeiras sobre ações e produtos derivados a partir de janeiro de 2016.

Em junho de 2012, a proposta da Comissão Europeia de um imposto sobre as transações financeiras ao nível da União Europeia (UE) não reuniu o consenso entre todos os Estados-membros, tendo na ocasião alguns países decidido avançar então no figurino de “cooperação reforçada”, cuja legitimidade o Reino Unido questionou junto do Tribunal de Justiça da UE, sem sucesso.

Numa declaração conjunta no final da reunião do Ecofin, hoje, em Bruxelas, os ministros da Áustria, Bélgica, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Eslováquia e Espanha sublinham que o compromisso de criar uma taxa sobre as transações se mantém “forte”, mas que existe ainda “trabalho técnico” a desenvolver dentro do grupo de trabalho do Conselho.

A Eslovénia, que tem feito parte do grupo de países que defende a criação desta taxa, ficou de fora.

“Contamos com a participação de todos os Estados-membros, estamos determinados em concluir uma solução viável até ao fim deste ano que possa ter em conta as preocupações dos países que não assinam a declaração”, afirmam os governantes.

Esta “aplicação progressiva” da taxa irá abranger inicialmente as ações e produtos derivados, refere a declaração, que acrescenta ser preciso “ter em conta os seus impactos na economia”.

“Neste contexto, o primeiro passo deve ser dado no limite até 01 de janeiro de 2016”, pode ler-se.

[ Passos diz adeus à troika, oposição lembra que sacrifícios continuam ]

[ Assistência financeira: UE apoia Portugal na sua escolha ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA