De que está à procura ?

Lifestyle

Loja CR7 em Esch: Polémica chega a Portugal

© Clique para ampliar

Clique para ampliar A agência Lusa pegou no assunto que o BOMDIA revelou há alguns dias sobre o fecho da loja CR7 no Luxemburgo, dando assim uma divulgação máximo ao assunto que já foi repercutido nos jornais portugueses desde esta quinta-feira.

Assim, em notícia publicada esta tarde, a Lusa revela que o gerente da loja da marca CR7 no Luxemburgo avançou para tribunal com uma queixa contra as irmãs do jogador Cristiano Ronaldo por falsificação de roupa e incumprimentos no contrato, que diz terem causado prejuízos de um milhão de euros.

A loja, que abriu há cinco meses em Esch-sur-Alzette, no Luxemburgo, nasceu da paixão que Albano Maris tem pelo futebol e da admiração que tinha pelo jogador da Seleção Nacional e do Real Madrid.

Além disso, também tinha “um potencial enorme” devido à grande comunidade portuguesa que reside naquele país, disse hoje à agência Lusa o gerente da loja.

“Era um projeto interessantíssimo porque a comunidade portuguesa, e não só, adora o Cristiano Ronaldo e havia todo um potencial para se fazer qualquer coisa de engraçado, mas nada disso funciona se não houver muita colaboração por parte da marca”, disse.

A marca, gerida pelas irmãs Elma e Kátia Aveiro, punha à disposição as coleções primavera/verão e outono/inverno e a loja pretendia uma coleção sobretudo baseada em artigos de criança, porque “os miúdos dos quatro aos 12 anos são os maiores admiradores do jogador”.

“Tudo isso falhou. Não houve colaboração, as coleções que foram prometidas vieram com muito atraso e impingiram-me todos os artigos que tinham supostamente na loja em Lisboa que fechou”, lamentou.

Albano Maris contou que recebeu “com muito atraso e sem catálogos” a “suposta coleção outono/inverno” e que ficou “completamente desiludido” quando viu as roupas.

“Quando abri a primeira caixa, tinha um cheiro característico e fiquei logo desiludido. Quando abri as caixas seguintes comecei a verificar que era roupa de muito baixa qualidade, a maior parte proveniente da China, com a agravante de que havia produtos em que a etiqueta da marca CR7 estava colocada em cima de outras marcas que estavam visíveis”, contou.

O gerente explicou que foi “obrigado a pagar de avanço” a coleção e que “nem teve hipótese de escolher”, porque não teve acesso a um catálogo, nem a uma lista de preços.

“Elas não estavam organizadas, nem estruturadas para me fazer assinar um contrato desse tipo, porque se é uma marca tem de me fornecer mercadoria. Eu não posso vender, mas tenho de obedecer às obrigações contratuais que existem”, criticou.

Albano Maris disse que contactou um advogado, enviou “uma carta para a direção [morada] que existe no contrato de franchising, mas a carta foi devolvida. Essa direção não existe”.

“Cada vez que fazia uma reclamação por escrito ou por telefone não havia sequência nenhuma, depois havia uma descentralização enorme a nível de organização e comunicação. Uma vez era a prima da Madeira, outra vez era a prima do Algarve, entre outros contactos”, acrescentou.

O grupo de empresários desta loja apresentou uma queixa na polícia luxemburguesa, avançou com um processo judicial naquele país e diz que vai apresentar com uma queixa em Portugal.

“Neste momento nem pensei em penalizações (…), queria apenas que eles compensassem minimamente os prejuízos que tivemos”, frisou.

Os prejuízos não são apenas do investimento que foi feito na roupa: “Nós temos um contrato com uma loja que não está localizada no melhor sítio, mas como era a marca do CR7 as pessoas deslocavam-se. Se fosse outra marca qualquer nunca abria esta loja aqui, porque não é o sítio ideal”.

Entretanto, a loja não pode fechar, encontrando-se em liquidação: “Talvez trabalhe até este fim de semana com estes artigos e, possivelmente, na próxima semana vou retirar tudo o que é CR7 e dar continuidade à loja com outras marcas”.

A Lusa tentou contactar a advogada dos representantes da marca e Elma Aveiro (uma das irmãs de Cristiano Ronaldo), mas não foi possível obter qualquer declaração até ao momento.

[ Loja CR7 no Luxemburgo: Gato por lebre? ]

[ Cristiano Ronaldo admite mau momento do Real Madrid ]

[ Cristiano Ronaldo: Passagem de ano na Madeira ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA