De que está à procura ?

Portugal

Portugal vai dar mais vistos e mais depressa

© Clique para ampliar

Clique para ampliar O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, pediu um levantamento às embaixadas sobre a atribuição de vistos a turistas para que se possam tomar medidas de agilização do processo, concedendo mais em menos tempo.

“Quero saber nos postos diplomáticos quantos vistos de turismo damos e em quanto tempo os damos, para perceber a eficiência de posto a posto”, disse Paulo Portas durante o seu discurso no 38.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que começou hoje em Coimbra.

No final do levantamento, quando o ministro tiver as conclusões e conseguir perceber porque é que umas embaixadas concedem vistos em 24 horas e outras numa semana, o Governo conseguirá “adotar um código de boas práticas”.

“Espero que daqui a umas semanas, possa elencar um conjunto de medidas práticas que reduzam a burocracia (…) para aumentar o número de vistos de turistas”, afirmou o ministro.

“Se em certos postos [diplomáticos] conseguimos dar vistos em 24 horas, não há razão para noutros levarmos uma semana”, sublinhou ainda.

O governante diz que esta “é uma ajuda” que pode dar ao setor do turismo, que tem também implicação na criação de “uma boa imagem” dos estrangeiros que pretendem visitar Portugal.

Perante uma plateia de empresários do setor do turismo, o ministro apelou ainda à união dos agentes económicos como única forma do país crescer, lembrando que hoje Portugal “não está em condições de jogar em capelinha”.

“Não há AICEP [Agência para o Investimento e comércio Externo de Portugal] para um lado e turismo para o outro, não há Economia e Negócios Estrangeiros. Não se trata de ninguém substituir ninguém, trata-se de coordenação. Não somos assim tantos”, reforçou o ministro.

O 38.º Congresso da APAVT, sob o tema “Potenciar recursos, Romper bloqueios, Ganhar Mercados”, vai decorrer em Coimbra até sábado.

[ O jornalista da CNN que ficou cego na Nazaré ]

[ Agricultor de Famalicão é o mais inovador da Europa ]

[ Junta-te ao BOMDIA no Facebook e ganha prémios ]

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA