O BOM DIA, o primeiro jornal das comunidades portuguesas, festeja 23 anos. Oficialmente fundado em 10 de junho de 2001, o BOM DIA tem mais de uma centena de colaboradores espalhados pela Europa e não só.
Publicado em bomdia.eu, o jornal dedicado à diáspora portuguesa dá especial destaque à informação de e para as comunidades portuguesas dos seis países na Europa com maior presença portuguesa: França, Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Reino Unido, mas também Andorra e Espanha.
Em 2019 o BOM DIA celebrou o seu aniversário da maioridade com uma conferência que juntou uma centena de pessoas no Luxemburgo para debater o “Portugal Positivo“. Entretanto, este evento anual passou já por mais cinco cidades: Paris, Genebra, Düsseldorf, Bruxelas e Funchal. A próxima conferência está marcada para 23 de novembro de 2024 em Londres.
O jornal lançou outros projetos, como o Cineclube Português, a produção de documentários e a edição de poesia.
Os conteúdos disponibilizados no jornal BOM DIA estão naturalmente nas redes sociais, sobretudo com forte presença no Facebook, mas também no YouTube, X, Instagram, TikTok e LinkedIn. O BOM DIA tem quase meio milhão de seguidores em todas essas plataformas.
Com 23 anos de existência, o BOM DIA, pretende colocar-se como um meio para as segunda e terceira gerações, permitindo-lhe – sobretudo através das redes sociais – manter contacto com a língua portuguesa.
O BOM DIA é independente de grupos de comunicação social, partidos políticos, confissões religiosas ou lobbies. O projeto é totalmente gerido por portugueses e lusodescendentes.