De que está à procura ?

Colunistas

2019: os filmes que aí vêm

© Pixabay

As notícias da morte do cinema continuam exageradas, mesmo na era Netflix. Nunca se fez tanto dinheiro nas bilheteiras do planeta como em 2018. E se o cinema teve um ano bom no mercado mundial, tal deve-se aos Estados Unidos, não só como país produtor dos filmes mais populares, mas também como consumidor. De facto, o ano passado deve render à indústria, em termos globais, uma receita-recorde de 36,4 mil milhões de euros, gerada pela habitual leva de super-heróis (“Black Panther” foi o filme mais visto e mais rentável nos E.U.A. em 2018), animação, biopics e sequelas que alimentaram o mercado interno norte-americano, mas também os espectadores chineses, decisivos para o cômputo final. Já os mercados europeus, como o francês ou o português, estão em contraciclo: após cinco anos sempre a subir, os portugueses foram menos ao cinema em 2018.

Com os números finais do ano passado ainda por revelar, alguns dados mostram que em Portugal, infelizmente e como se previa, 2018 foi um ano de perda em relação a 2017 – que, com os seus 15,6 milhões de espectadores, se fixou como o melhor ano para a frequência cinematográfica desde 2011. Segundo a soma possível apurada, com base nos dados do ICA disponíveis à data de 26 de Dezembro, o número de espectadores nos cinemas portugueses deverá ter rondado os 14,2 milhões no ano passado. Consequentemente, as receitas também sofreram uma quebra: aos 70,2 milhões de euros de receitas brutas contabilizados até ao final de Novembro juntaram-se até ao dia após o Natal cerca de seis milhões, o que colocará a fasquia final do ano na casa dos 76 milhões de euros. Já o ano de 2017 terminou com 81,6 milhões de euros de receitas.

Mas o mundo foi ao cinema ver, sobretudo, “Avengers”, “Black Panther”, “The Incredibles” ou “Bohemian Rhapsody” e contribuiu com receitas para a indústria a bater recordes globais em 2018. E 2019, o que nos reserva? Quem, como eu, gosta de cinema sabe que um novo ano também significa muitos filmes novos – e 2019 conta com títulos muito aguardados, como “Dumbo”, na versão de Tim Burton, e também o remake de “O Rei Leão” em live-action movie, além de “Star Wars IX”. Vejamos os principais…


Pokémon: Detetive Pikachu
Seguindo de perto os passos de “Lego” (2014) e “Lego Batman” (2017), a criatividade por trás deste filme e a brincadeira em torno de toda fantasia adorada pelos fãs levanta as expectativas. Com a voz de Ryan Reynolds a personificar Pikachu, os criadores tiram da cartola uma tirada inteligente atrás da outra, provando que qualquer tema pode render uma boa obra (ou uma boa ideia), basta empenho. Se o filme for tão divertido quanto o trailer, estaremos feitos.


John Wick – Capítulo 3
Em equipa vendedora não se mexe. Assim, protagonizado novamente por Keanu Reeves e novamente realizado por Chad Stahelski, chega-nos o terceiro capítulo de uma saga iniciada em 2014, que caiu nas graças do público de tal forma a se tornar o novo filme de ação de culto. As grandes novidades são as presenças de Anjelica Huston e Halle Berry no elenco.


Rocketman
Depois do sucesso estrondoso de “Bohemian Rhapsody”, a biografia dos Queen e, principalmente, do seu frontman Freddie Mercury – que leva justamente no título o nome de uma das canções mais icónicas do grupo -, outra biografia nos mesmos moldes promete em 2019. Dessa vez, o alvo de admiração nas telas é o lendário Elton John. Até mesmo o título da obra segue os moldes do filme dos Queen, tendo como nome uma das canções mais emblemáticas do músico: “Rocketman”. Depois de Rami Malek, é a vez de Taron Egerton provar o seu valor e sua envergadura como actor na pele do excêntrico e polémico artista. A realização é de Dexter Fletcher e o elenco conta com Bryce Dallas Howard e Jamie Bell.


X-Men: Fénix Negra
A saga X-Men nos cinemas já anda nas lides dos cinemas há algum tempo. E existe uma certa esperança de que este quarto capítulo do reboot desencadeado pelo “X-Men First Class” seja o melhor de todos. Tal como com o “Novos Mutantes”, o filme foi adiado um ano, o que não é um bom sinal. A Disney oficializou a compra da Fox nesse entretanto, pelo que muitos acreditam que o adiamento seja por este motivo. E já poderemos começar a presenciar a inclusão de personagens da Marvel Studios no universo X…


Shazam!
O teste de fogo da DC aconteceu em dezembro passado, quando o público pôde finalmente conhecer a visão do “mestre” James Wan para o lendário “Aquaman”. Agora, os fãs do universo DC estão empolgados com “Shazam!”, filme que promete ser o mais cómico do estúdio, tal como foi “Deadpool” para a Marvel” e que pode igualmente sair-se bem. Se o filme resultar satisfatório poderá consolidar uma nova fase para a DC nos cinemas.
Shazam, antes conhecido como Capitão Marvel, é um super-herói que apareceu pela primeira vez na revista Whiz Comics #2, lançada em fevereiro de 1940, durante a era de ouro da BD americana. Com uma história que envolve uma fantasia adolescente, Capitão Marvel é o alter-ego de Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e que foi escolhido, devido à sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo. Sempre que Billy profere o nome “Shazam”, ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que o transforma num super-herói adulto com poderes sobre-humanos, oriundos de seis personagens mitológicas que lhe concedem tais características —Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poderes mágicos), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).


Era uma Vez em Hollywood
Quentin Tarantino, um dos autores mais cultuados da história do cinema, lança em 2019 um novo trabalho. Brad Pitt, Leonardo DiCaprio e Margot Robbie inserem-se no elenco. E só isto seria o suficiente para atrair os fãs, porém, o realizador traz ainda Al Pacino e uma história sobre Hollywood da década de 1970, com atores, agentes e o assassinato de Sharon Tate pela seita de Charles Manson. Perder este filme não é uma opção.


Aladdin
Mais uma aventura da Disney em live-action, baseada numa sua animação clássica. “Aladdin” (1992), que estreou dois anos antes do fenómeno “O Rei Leão” (1994), seguia firme na revitalização das animações do estúdio, após os grandes sucessos de “A Pequena Sereia” (1989) e “A Bela e o Monstro” (1991). “Aladdin” manteve a qualidade e fez a ponte ideal entre o citado último filme de 1991 (indicado a Óscar de melhor filme) e “O Rei Leão”. Com realização a cargo de Guy Ritchie, outro dos grandes chamarizes é a presença de Will Smith como o génio da lâmpada, imortalizado pela voz de Robin Williams na animação. Como será a personificação de Smith no papel? É o que todos queremos saber. As mil e uma noites serão concretizadas em breve…


Us
Do realizador de “Foge” (Get Out), Jordan Peele, chega-nos “Us”. É uma história mais aproximada do género de terror. Um casal leva os seus filhos para uma casa na praia com a esperança de passar uns dias divertidos com os seus amigos, mas os seus planos tranquilos chegam ao fim quando surge uma família bizarra nos seus domínios. Adelaide Wilson (Lupita Nyong’o) – que é assombrada por um persistente trauma do seu passado – torna-se paranóica, acreditando que algo de mal irá acontecer à sua família. À medida que a noite cai, os Wilsons vêem quatro figuras de mãos dadas, em silêncio, no final da entrada da sua casa…
Depois de ter vencido o Óscar para Melhor Argumento Adaptado no início deste ano com “Foge“, Jordan Peele leva-nos a um novo pesadelo intitulado “Us.” Este thriller conta com um elenco de luxo liderado por Lupita Nyong’o, Winston Duke, Elisabeth Moss e Tim Heidecker.


Dumbo
Desde que começou a fazer live-action movies das suas animações, a Disney tem acertado em cheio, captando a adesão de novas gerações. 2019 será, por isso, decisivo e marcado como o ano mais preenchido em termos de lançamentos dentro deste contexto. Além de “Aladdin”, o primeiro a chegar atende pelo nome “Dumbo”, com um animal como protagonista desta clássica história – um elefante bebé de circo, separado da mãe, cujas enormes orelhas são a sua vergonha e maior qualidade. O filme é realizado por Tim Burton e promete ser uma aventura surpreendente e encantadora para toda a família. Michael Keaton e Danny DeVito voltam a colaborar com o cineasta. Só faltava Michelle Pfeiffer para uma reunião oficial do elenco de “Batman, O Retorno” (1992)…


It – Parte 2
Depois do êxito como um dos filmes de terror mais rentáveis da história do cinema, este é um dos filmes mais aguardados. E a segunda parte do estrondoso sucesso de “It” não poderia ficar de fora, pois este filme de terror veio mostrar que obras do género podem ir muito mais além do que um mero manancial de jump scares e momentos desagradáveis, elevando o terror a um outro patamar. A produção baseada em Stephen King é um excelente filme e quem o viu está certamente ansioso pelo desfecho, agora com as personagens adultas. A história deste segundo capítulo decorre 27 anos após a do primeiro filme e conta com um elenco novo com nomes como Jessica Chastain, James McAvoy, Isaiah Mustafa, Jay Ryan, James Ransone, Bill Hader e Andy Bean. Bill Skarsgard está obviamente de regresso como Pennywise, bem como o elenco original do Losers Club. Esta continuação estreia mais lá para o final do ano.


Spiderman: Far from home
No seguimento de uma grande comoção e do forte apelo dos fãs para que o maior herói da Marvel finalmente voltasse aos domínios do estúdio, o Homem-Aranha pôde contracenar com as maiores personagens da casa. O “cabeça de teia” (personificado neste comeback por Tom Holland) ocupou o mesmo espaço nas telas com lendas da BD do cinema, como Homem de Ferro, Capitão América e Thor. Mas logo após Vingadores 4, chega-nos o segundo filme individual do Homem-Aranha. Pouco se sabe acerca da história para além de que o escalador de paredes retorna irá viajar para a Europa com os seus amigos e terá de se defrontar com o vilão Mysterio, interpretado por Jake Gyllenhaal. A estreia ocorre a 4 de julho, coincidindo com o Dia da Independência norte-americana.


Joker
Alguns filmes são imbatíveis quando a questão é expectativa. E apesar de não ser exatamente uma superprodução propriamente dita, esta obra chama a atenção pela ousadia e originalidade. O Joker é considerado um dos maiores vilões da BD (senão “o” maior vilão) e a sua transição para o cinema deu-se da mesma forma – fazendo dele um dos antagonistas mais celebrados da sétima arte. Diversos atores prestaram a sua interpretação do papel ao longo das décadas – de Jack Nicholson a Heath Ledger, passando por um menos brilhante Jared Leto. Deste feita, cabe ao talentoso Joaquin Phoenix encarnar esta enigmática personagem, num filme produzido por Martin Scorsese. Promete…


Star Wars: Episódio IX
Ainda sem título, a conclusão da recente trilogia de uma das séries mais amadas do cinema é envolta em muito mistério e só nos chega em dezembro. Mesmo assim, ocupa uma elevada posição na lista dos filmes mais aguardados. Afinal, trata-se de mais um episódio de Star Wars.
De volta para as mãos do realizador J. J. Abrams, a esperada conclusão chega-nos a 19 de dezembro, dia do meu aniversário. Os pormenores acerca do enredo são poucos e envolvidos em mistério, pelo que ainda não foi lançado nenhum trailer até ao momento.


Capitã Marvel
Ao contrário da DC, a Marvel já não precisa de provar nada. Os seus sucessos em 2018 foram retumbantes, com “Pantera Negra” e “Vingadores: Guerra Infinita”. Mas existe ainda um senão que os estúdios ainda precisam desbravar: o primeiro filme protagonizado por uma heroína. Neste campo, a sua rival DC avançou e aprovou a Mulher-Maravilha junto do público. Será que a Capitã Marvel, de Brie Larson, estará à altura?
A história acompanha Carol Danvers quando esta se torna numa das heroínas mais poderosas do universo, num momento em que a Terra se encontra no meio de uma guerra galáctica entre duas raças alienígenas. Passado na década de 90, Capitã Marvel é uma nova aventura de um período inédito na história do universo cinematográfico da Marvel.


O Rei Leão
A Disney prossegue o seu caminho de domínio mundial. Pelo menos, no que diz respeito a produções cinematográficas. Conforme já referi, o estúdio continua a transformar os seus clássicos de animação em versão live-action de centenas de milhões de dólares. E neste ano, a Disney lança o terceiro que segue este filão. Trata-se de “O Rei Leão” em versão digital do “clássico”. Simba e toda a equipa estão de volta para encantar novas gerações e “Hakuna Matata” voltará a ser entoado. A estreia acontece no verão.


Vingadores: Endgame
Não há volta a dar, a Marvel domina o mercado quando o assunto é super-heróis no cinema. E depois do fenómeno que foi o episódio “Vingadores: Guerra do Infinito”, este ano o que o grande público quer saber é o que aconteceu com os maiores super-heróis da casa. Recorde-se que Thanos reuniu as pedras do Infinito e aniquilou metade dos seres vivos do universo. Os Vingadores que tiveram a sorte de permancerem vivos terão de fazer os possíveis para desfazer as tristes consequências do filme anterior. Por isso, este quarto capítulo dos Vingadores, o maior blockbuster de 2019, deve tornar-se o divisor das águas para personagens icónicas e marcar uma nova fase de filmes na empresa.

Outros igualmente interessantes:
• Godzilla II: King of the Monsters
• The Secret Life of Pets 2
• Hellboy
• The Lego Movie 2: The Second Part
• How to Train Your Dragon: Hidden World
• Toy Story 4

Bom, e agora toca de amealhar algum para irem mais ao cinema e fazer de 2019 um melhor ano de cinema a nível nacional. Aqui vos apresentei alguns motivos para tal…

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA