De que está à procura ?

Colunistas

110 milhões de euros mensais “para o gato”

Parlamento da União Europeia transformado em circo itinerante?

O Parlamento Europeu reúne-se regularmente em Bruxelas, mas por interesses políticos franceses, todos os meses se reúne durante quatro dias em Estrasburgo (a 400 Kms de Bruxelas).

O Tribunal de Contas Europeu refere que tal luxo de deslocação custa à União Europeia 110 milhões de euros por mês. Nessa deslocação mensal estão envolvidas 4.500 pessoas (705 deputados acompanhados dos seus assistentes, pessoal dos grupos políticos e outros empregados). Além dos gastos mensais de 110 milhões há que ter em conta o impacto de clima e do ambiente. 

A imprensa alemã relata, criticamente, que, apesar da pandemia, o parlamento se reunirá lá em setembro para votar o orçamento de 2021-2027 e o Fundo de Reconstrução.

Nessa sessão parlamentar, naturalmente, (para não dizer cinicamente!) os deputados queixar-se-ão da insuficiência orçamental para a proteção do clima e do ambiente.

Os interesses franceses persistem no direito da reunião mensal por 4 dias em território francês, argumentando que a sede do parlamento, de acordo com os tratados, é Estrasburgo.

Por outro lado, ao centralizarem-se todos os serviços da União Europeia na Bélgica, está um só país da União Europeia a ser beneficiado económica e socialmente!

Os interesses legitimam tudo, mesmo que a razão tenha de passar a nadar em águas geladas!

 

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA