De que está à procura ?

Europa

Xylella fastidiosa: a misteriosa bactéria que mata as oliveiras

Há já algum tempo que uma das missões dos serviços de proteção florestal italianos é procurar uma misteriosa bactéria. Estamos na região da Apúlia, no sul de Itália. Supõe-se que a proveniência da chamada Xylella fastidiosa é a Costa Rica. O sul da Europa está em alerta: esta bactéria ataca sobretudo as oliveiras, mas também amendoeiras, vinhas e citrinos.

Antonio De Pascalis tem um olival. Há cerca de dois anos que ele e outros produtores iniciaram uma luta contra a Xylella fastidiosa, que ameaça dizimar uma cultura milenar. A forma que têm de intervir é cortar os ramos contaminados. “O grande problema na nossa terra é essa doença. Veja só: aqui na zona de Salento, temos 25 milhões de oliveiras. O inseto não pára de proliferar. Todas as primaveras ataca uma área cada vez maior. Toda esta zona está cheia de árvores secas”, afirma. Outro produtor, Gino Rausa, desabafa: “O que é que vamos deixar às próximas gerações? Os nossos antepassados fizeram grandes sacrifícios para proteger as oliveiras. E nós? O que vamos deixar aos nossos filhos e netos?”

Até agora, na Europa, só o sul de Itália foi afetado. O surto foi identificado perto de Gallipoli, no final de 2013. A doença espalhou-se a uma velocidade estonteante. Há milhões de árvores em risco.

Artigo completo: Euronews.com

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA