De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Volvo S90: o carro mais seguro do mundo

Volvo S90 é o automóvel que nos faz sentir mais próximos de casa. É confortável como o sofá da sala, tem um sistema de som melhor que um “home cinema” e detalhes dignos de um verdadeiro lar. Mas para além de nos fazer sentir em casa, também nos faz sentir como se estivéssemos dentro de um “bunker” em tempo de guerra, sendo o automóvel com a melhor classificação nos testes EuroNCAP, ou seja, trata-se do carro mais seguro do mundo!

O Volvo S90 prima pela exuberância, pela robustez e pela irreverência, desde o primeiro milímetro da frente até ao ultimo milímetro da traseira. Um automóvel digno da realeza que conta com um design requintado e pensado ao pormenor.

Na frente contamos com as ópticas full-LED em forma de martelo como a Volvo nos tem vindo a habituar na sua nova gama. A grelha bastante aberta alberga o emblema da marca sueca bem ao centro com a câmara frontal dentro do logo da marca. Os pneus 255/35 envolvem jantes de 20 polegadas.

Nas laterais apercebemos-nos do estilo menos conservador, com o vidro traseiro a descer suavemente a terminar na tampa da bagageira que por sua vez cria o desenho sedan. As janelas contam com pouca altura e as portas ganham uma dimensão maior, o que oferece uma ideia de segurança e robustez. O friso de rodapé nas laterais conta com a designação da versão junto à embaladeira.

Na traseira os farolins em “C” são irreverentes, as duas saídas de escape acentuam o toque desportivo e na tampa da bagageira temos as designações do modelo: motor D5, versão Inscription e pack Polestar.

Toda a carroçaria adota linhas curvilíneas e retilíneas que oferecem ao Volvo S90 um ar sério, elegante e exuberante. Diferente dos restantes automóveis do segmento que adotam designs mais aborrecidos e conservadores.

No interior passamos ao ambiente de uma verdadeira mansão de luxo, a Volvo adotou os materiais ideais e utilizou-os de forma cuidada e meticulosa, para que o resultado final fosse um interior de excelência. E conseguiu.

É impossível não nos sentirmos bem ao volante de um Volvo S90, ainda para mais quando conta com madeira sueca “especial de corrida” e couro de alta qualidade. A lista de “mimos” é muito grande: apoios de braço, volante, maneta e assentos que fornecem a maior ergonomia e conforto e ainda um sistema de som Bowers & Wilkins com tecnologias e materiais topo de gama que são colocados com o maior cuidado no interior, que oferece uma experiência de som sem igual, principalmente no modo que simula a sala de concertos de Gotemburgo.

O design do interior é bastante luxuoso, agradável e bem conseguido, na versão ensaiada contávamos com teto de abrir que oferecia mais luminosidade ao interior. De um modo geral, tudo é funcional, tudo se encontra à mão e tudo oferece o maior dos prazeres. Do sistema de som à envolvência dos assentos, neste Volvo tudo parece mais relaxante.

Viajamos à vontade nos lugares dianteiros e traseiros. O Volvo S90 tem ar-condicionado automático de quatro zonas onde é possível regular não só a temperatura para os lugares dianteiros de forma independente como consegue fazê-lo também para lugares traseiros através de um ecrã touch que se situa entre os dois assentos dianteiros. A bagageira conta com 500 litros de capacidade podia estar “forrada” na totalidade, embora não apresente quaisquer ruídos.

Um dos “pontos de interesse” do Volvo S90 é o sistema “Sensus”. Trata-se de uma solução de navegação e multimédia que aparece num ecrã de 9,5 polegadas, com uma definição de excelência, com fácil utilização e com os mais evoluídos sistemas navegação, conexão e entretenimento. Através do Volvo Sensus conseguimos aceder ao iPhone através do Apple CarPlay. Entre as opções está também o “Volvo On Call”, que permite definir um destino da navegação, regular a temperatura do ar condicionado ou ainda por o motor a trabalhar, tudo isto à distância através do telemóvel ou smart watch. A conexão pode ser feita por partilha de dados móveis e fornece informação do transito em tempo real e várias alternativas de trajeto que se podem tornar mais económicas ou mais curtas, por exemplo.

Ainda dentro do sistema “Sensus” contamos com a ajuda ao estacionamento com vista 360º que tendo em conta as dimensões do Volvo S90 foi uma excelente aposta.

O painel de instrumentos adota um ecrã LCD que apresenta a navegação igual ao mapa que é apresentado no ecrã da consola central, fornecendo ainda os dados da viagem, consumo de combustível, ativação dos sistemas de segurança, informações de mudança engrenada, reconhecimento dos sinais de transito, temperatura e alertas.

O que torna a condução do Volvo S90 ainda mais interessante não é apenas a excelente posição de condução e conforto, mas também os vários modos de condução: Confort, Dynamic, Eco e Individual. Estes quatro modos de condução adaptam o automóvel ao nível da resposta do acelerador, direção, suspensão e caixa. Sendo que o modo Confort privilegia uma condução mais confortável com uma direção mais leve e manobrável, tornando a suspensão mais condescendente e uma resposta de motor ideal para o dia-a-dia. O modo Dynamic diminui o tempo de resposta do acelerador, torna a suspensão mais “firme” e a caixa mais rápida. O modo Eco reduz a resposta do acelerador para que consigamos uma melhor eficiência no consumo de combustível. O modo individual é onde podemos “adaptar” o Volvo S90 ao nosso gosto e estilo de condução.

Na condução o Volvo S90 conta com um chassis bastante equilibrado, é bastante “manobrável” apesar das grandes dimensões, tem um bom comportamento em curva e uma resposta excelente com este motor D5 de 225cv. A versão que ensaiámos tinha um “pequeno segredo” chamado “Pack Polestar” que oferece ao motor 2.0 de 4 cilindros um aumento de potência para os 235cv e 480Nm de binário, o que faz com que o Volvo S90 atinja os 100km/h em apenas 7 segundos e uma velocidade máxima de 240km/h. Apesar de toda a performance e peso, o Volvo S90 consegue consumos bastante simpáticos que andam muitas das vezes abaixo dos 7,5 litros aos 100, embora tudo dependa do seu pé direito.

Estivemos a testar algumas funções interessantes no modelo, não só o estacionamento autónomo, como também o cruise-control adaptativo e o sistema de estacionamento autónomo que é eficaz.

Para além dos sistemas de segurança já referidos o Volvo S90 conta com alerta de transposição involuntária de faixa com correção de volante, aviso de ângulo morto, alerta de pré-colisão com travagem de emergência e deteção de peões e ciclistas, máximos automáticos e ainda as “safety cages” ligas leves de reforço à carroçaria cujo objetivo é proteger os ocupantes.

O Volvo S90 é de um modo geral um automóvel digno da excelência. Está ao nível da concorrência alemã, que também é mais cara e não é mais segura. O Volvo S90 é o automóvel que permite “trabalhar” relaxadamente, ouvir um concerto sem sair do carro, passear a sentir-se em casa, e acima de tudo circular com a máxima segurança.

MAIS CARROS EM CAR ZOOM