De que está à procura ?

Europa

Vestuário e calçado portugueses em promoção em Londres

As indústrias portuguesas do vestuário e do calçado iniciaram esta quarta-feira em Londres uma campanha conjunta de internacionalização, com a presença de 16 empresas num evento de vestuário profissional.

A campanha junta a Associação Portuguesa das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) e o Centro de Inteligência Têxtil (CENIT).

“É uma campanha a nível mundial que se chama ‘Think Portugal’ [Pense em Portugal]. Nós queremos entrar na rota dos compradores nível mundial que queiram comprar um produto da indústria do vestuário e do calçado”, revelou à agência Lusa César Araújo, presidente da ANIVEC.

O primeiro evento será a cerimónia de entrega dos Professional Clothing Awards [Prémios de Vestuário Profissional] hoje em Londres, onde 16 empresas portuguesas dos dois setores vão mostrar os seus produtos: Axfilia, Calvelex, Damel, HR Proteção, J. Reinaldo, Last Sole, Latino, Lavoro, Marfel, Riopele, Sky Pro, Toworkfor, Trotinete, Twintex, Vandoma e Wock.

Os presidentes da ANIVEC e da APICCAPS foram também convidados a subir ao palco e a discursar, bem como o secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira.

Os Prémios de Vestuário Profissional foram criados no Reino Unido para reconhecer as inovações e progressos na indústria de roupa de trabalho, uniformes e equipamento de proteção pessoal.

A cerimónia de entrega decorreu durante um jantar de gala num hotel, que no ano passado juntou cerca de 400 profissionais de vários países, incluindo designers, fornecedores, responsáveis por encomendas.

No âmbito da mesma campanha, empresas de vestuário e calçado vão estar este fim de semana em Paris, numa ação paralela à Semana da Moda Masculina.

Manuel Carlos, presidente da APPICAPS, sublinhou a importância de esta campanha ser um esforço comum dos dois setores: “É uma parceria ganhadora”.

Sobre a campanha, referiu a importância de se associarem a iniciativas que possam mostrar as várias vertentes de cada indústria.

“As duas são muito diversificadas. Não produzem apenas peças de moda sofisticada, produzem muitos produtos especializados”, sublinhou.

A indústria do vestuário portuguesa representa 3,5 mil milhões de euros de faturação e a do calçado dois mil milhões de euros de faturação.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA