De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Vaticano promove congresso de defesa dos pescadores

O Vaticano promove um congresso internacional para debater as violações dos direitos dos pescadores e a ação de redes de tráfico humano neste campo, entre esta segunda-feira e 7 de outubro, em Taiwan.

A iniciativa do Apostolado do Mar vai decorrer na cidade de Kaohsiung, Taiwan, com o tema ‘Apanhados na Rede’, adianta a Rádio Vaticano.

A organização sublinha que o debate se vai centrar nas questões “humanas” ligadas ao trabalho no mar, em particular a situação dos pescadores, “que trabalham em condições desumanas e muitas vezes acabam nas mãos da criminalidade organizada”.

“De um lado existem os armadores que querem ter cada vez mais lucro. De outro, há um número elevado de migrantes em busca de trabalho a qualquer preço e a todo custo”, disse o delegado do Vaticano para o Apostolado do Mar, padre Bruno Ciceri, em conferência de imprensa.

A Santa Sé alude, em especial, aos casos de tripulações enganadas em relação ao salário, vítimas de abusos, criminalizadas injustamente por acidentes marítimos e abandonadas em portos estrangeiros.

“Um tráfico legalizado e infelizmente aceite por essas pessoas que são condenadas, caso contrário, a morrerem de fome”, denunciou o padre Ciceri, que trabalha no novo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral da Santa Sé.