De que está à procura ?

Portugal

Universidades portuguesas bem colocadas a nível mundial

Um estudo da U-Multirank, revelado pelo Jornal de Notícias avaliou o desempenho das instituições de ensino superior através de 31 indicadores, agrupados em cinco grandes áreas: ensino/aprendizagem, investigação, transferência de conhecimento, orientação para internacionalização, envolvimento regional. As seis universidades portuguesas de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Porto, destacaram-se nessas cinco áreas, nomeadamente na investigação.

O estudo analisou o desempenho em cada um dos 31 indicadores e apurou as cinco instituições melhor classificadas, entre as quais estão três portuguesas: a Universidade Fernando Pessoa, no indicador publicações interdisciplinares, inserido na área da investigação; e o Politécnico de Lisboa e Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que sobressaem nas publicações conjuntas regionais, incluído na área do envolvimento regional.

A análise revela, no entanto, falhas na transferência de conhecimento e no ensino e aprendizagem.

Esta foi a segunda edição do maior estudo sobre instituições do ensino superior do mundo. Foi financiado pela União Europeia e envolveu mais de 1200 instituições do ensino superior de 85 países. Cada instituição pode apostar em áreas de especialização diferentes e, como tal, os autores do estudo salientam que não pretendem simplesmente fazer o ranking das melhores universidades do mundo.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA