De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Uma app para descobrir a Beira Interior

Visitantes e residentes da Beira Interior poderão a partir de agora consultar através de uma aplicação móvel toda a informação turística e cultural relativa a 21 municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco.

Com o nome “Aqui há Beira”, esta aplicação foi criada pela “Barómetro d’Inspiração”, uma empresa de promoção de eventos sediada há dois anos em Belmonte e que, desta forma, pretende criar a primeira rede de informação abrangente, acessível e transversal para todos, afirmando-se como um meio de divulgação do território e de promoção turística.

“É uma ferramenta que diz às pessoas o que é que elas podem fazer ou visitar em cada um dos municípios. Ou seja, apresentará toda a agenda relativa aos eventos que ocorrem ao longo do mês e terá ainda informações turísticas consideradas relevantes, nomeadamente a nível do património, da gastronomia, do alojamento, entre outras”, explicou à agência Lusa Elisa Bogalheiro, uma das responsáveis da empresa.

Segundo referiu, esta aplicação destina-se desde logo aos residentes que passam a dispor de um instrumento que os informa sobre os eventos que lhes possam interessar de modo a programarem as próprias agendas, bem como aos turistas e visitantes para os quais se apresentará como um instrumento que permite organizar a visita à região.

Uma oferta informativa que deverá contribuir para colmatar uma lacuna em termos da divulgação da oferta existente, que até agora era feita essencialmente de forma individual e por cada um dos municípios ou dos operadores locais.

“Consideramos que o facto de congregar no mesmo meio a informação de um território abrangente será uma mais-valia, já que trabalhando em rede será muito mais fácil obter resultados e cativar visitantes para os diferentes concelhos e operadores”, apontou Elisa Bogalheiro, explicando que estão abrangidos os 15 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, e os seis da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

A aplicação é gratuita para os utilizadores e os custos de funcionamento deverão ser assegurados pela publicidade que a mesma possa gerar.

Neste momento, os conteúdos da “Aqui há Beira” estão apenas em português, mas o objetivo dos promotores é que dentro em breve venham a ser apresentados também em espanhol e em inglês.