De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Último recenseamento conta 96.544 portugueses no Luxemburgo

Mas os lusodescendentes e os lusófonos poderão ser muito mais. O Statec, serviço de estatística do Grão-ducado revelou esta semana que 96.544 é o número oficial de portugueses a viverem no Luxemburgo, ou seja 16% da população, mas a realidade da presença portuguesa no país será um pouco diferente.

Neste total não são contados os cidadãos que têm duas nacionalidades, ou seja, quem detiver passaporte português e luxemburguês conta automaticamente como luxemburguês. Segundo o serviço de estatística, só em 2017, foram 1.325 os portugueses a solicitarem o passaporte luxemburguês.

Além disso, disseram ao BOM DIA várias fontes associativas, há muitos portugueses “temporariamente no país que não estão registados na comuna de residência”.

A autarquia com maior percentagem de portugueses é Larochette (44,1%), seguida de Differdange (35,7%) e Esch-sur-Alzette (32,7%), mas é na capital luxemburguesa onde se concentram mais cidadãos lusos em termos absolutos.

O BOM DIA tentou ainda perceber quantos lusodescendentes teríamos que considerar para avaliar a verdadeira presença lusitana mas todas as fontes associativas contactadas afirmam que a tarefa é impossível. “Se formos até à segunda e mesmo terceira geração, poderemos chegar a 200 mil portugueses e lusodescendentes”, afirma um dirigente associativo, enquanto que outra gostava que o Statec revelasse esses números mas acredita que o organismo “não o faz para não assustar os luxemburgueses”.