De que está à procura ?

Lifestyle

Teresa Ricou é a madrinha do Festival Printemps d’Europe em Lyon

A fundadora do Chapitô, Teresa Ricou, é a madrinha da 8.ª edição do Festival Printemps d’Europe, que arranca esta terça-feira e decorre até 24 de maio, na cidade francesa de Lyon.

A companhia do Chapitô vai representar “Macbeth”, de Shakespeare, esta semana, de quarta a sexta-feira, e Teresa Ricou vai aproveitar a oportunidade para “falar sobre a atividade do Chapitô ao público em Lyon”.

“É muito interessante esta nossa relação com França. É muito importante para nós, para a cultura portuguesa e para todos os emigrantes [portugueses] que estão por estas terras. É uma oportunidade de mostrar a nossa forma de atuar e de estar no meio das artes e do espetáculo, sobretudo, no que representa a parte do teatro físico que é aquilo que representamos com a nossa companhia”, descreveu Teresa Ricou, à Lusa, por telefone, a partir de Lyon.

O Chapitô é a única escola de circo em Portugal e já esteve presente no Printemps d’Europe “várias vezes”, acrescentou Teresa Ricou, avançando que, como “convidados de honra”, é a primeira vez.

“A Lyon já tínhamos vindo, não é novo, mas é interessante, porque acaba por vir numa altura certa, quando se fala muito de crise nas artes e de crise financeira. Quando há países que investem [na cultura], pelos vistos o resultado é positivo. É preciso é investir e não desistir”, lançou.

De acordo com a página internet do festival, o evento reúne várias práticas artísticas, desde o teatro, à música, dança, circo, cinema e artes plásticas, tendo por objetivo “fazer descobrir as aventuras artísticas desconhecidas na Europa” e permitindo às diferentes equipas que “apresentem as suas criações na língua de origem”.

O Chapitô – Colectividade Recreativa de Santa Catarina foi fundado em 1981, enquanto associação cultural sem fins lucrativos – com atividades culturais, sociais e educativas – tendo criado, em 1991, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE), com dois cursos de nível equivalente ao 12.º ano, “Artes e Animação Circense” e “Ofícios do Espectáculo”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA