De que está à procura ?

Desporto

Taça de Portugal: Sporting vence Famalicão e está nos oitavos

O Sporting assegurou esta quinta-feira o ‘passaporte’ para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao bater no Estádio José Alvalade o Famalicão, por 2-0, graças aos golos de Sebástian Coates e Bas Dost.

Na quarta eliminatória, em partida muito competitiva, fruto da atitude positiva e desinibida do quinto classificado da II Liga, os ‘leões’ só resolveram a qualificação no segundo tempo. Primeiro, foi o central uruguaio a subir mais alto num pontapé de canto e a cabecear para golo, aos 65 minutos; depois, Bas Dost fechou as contas aos 81, igualmente de cabeça.

Após os compromissos das seleções, Jorge Jesus operou uma pequena ‘revolução’, com quatro novidades no ‘onze’ em relação ao último desafio: Tobias Figueiredo, Petrovic, Coentrão e Podence. O primeiro lance de perigo até surgiu dos pés dos famalicenses, por Rui Costa, mas o Sporting não demorou a tomar conta do jogo.

Apesar da réplica determinada da formação de Dito, os ‘leões’ passaram a criar oportunidades de forma consecutiva. Gelson Martins – que entrou para o lugar do azarado Jonathan Silva aos 12 minutos -, Bas Dost e Podence ameaçaram a baliza, mas esta só tremeu quando Bruno César atirou ao poste (32). O golo parecia iminente, mas o intervalo veio adiar o ‘inevitável’.

Com a segunda parte, cresceu Podence para se afirmar como maior ameaça dos ‘leões’. O jovem avançado descobriu espaços onde não existiam e somente a finalização o traiu. Jorge Jesus percebeu que a equipa precisava de maior intensidade e lançou Bruno Fernandes. O médio rapidamente assumiu protagonismo e assistiu Coates, de pontapé de canto, para o golo aos 65 minutos.

O Famalicão não se queria vergar ao desfecho anunciado logo à partida no sorteio e por pouco não reentrou na discussão do resultado. Hocko e João Faria ameaçaram, já depois de um ‘tiro’ de Vítor Lima, mas faltou sempre a clarividência no toque final. Por outro lado, o Sporting ‘matou’ a reação nortenha com o golo de Bas Dost, numa boa antecipação de cabeça, aos 81, após novo cruzamento de Bruno Fernandes.

Já nos derradeiros instantes, o Famalicão teve a sua melhor chance numa grande penalidade, mas Rui Patrício negou o golo a Rui Costa com uma excelente defesa e assim segurou o 2-0 até ao apito final de Hélder Malheiro.

Com este triunfo, o Sporting é o primeiro clube apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal. Já o Famalicão cai de pé e com uma atuação digna de realce na casa de um dos ‘grandes’.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting – Famalicão, 2-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Coates, 66 minutos.

2-0, Bas Dost, 81.

Equipas:

– Sporting: Rui Patrício, Ristovski, Coates, Tobias, Jonathan Silva (Gelson Martins, 12), Battaglia, Petrovic (Bruno Fernandes, 60), Fábio Coentrão, Bruno César (Mattheus Oliveira, 86), Daniel Podence e Bas Dost.

(Suplentes: Salin, Bruno Fernandes, Mattheus Oliveira, Gelson Dala, Ivanildo Fernandes, João Palhinha e Gelson Martins).

Treinador: Jorge Jesus.

– Famalicão: Gabriel, Joel Monteiro, João Faria, Zé Pedro, Jorge Miguel, Vítor Lima, João Mendes (Fred, 66), Deni Hocko (Anderson, 75), Willian Dias (Dani, 82), Feliz Vaz e Rui Costa.

(Suplentes: Nuno Castro, Denner, Dani, Fred, Jaime Poulson, Anderson e Nuno Diogo).

Treinador: Dito.

Árbitro: Hélder Malheiro (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Joel Monteiro (44), Bruno Fernandes (61), Fábio Coentrão (83), Mattheus Oliveira (88) e Ristovski (90).

Assistência: Cerca de 16.000 espetadores.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA