De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Comunidades

Sete portugueses e lusodescendentes eleitos na Bélgica

As eleições autárquicas belgas ficaram marcadas por uma forte presença de portugueses e lusodescendentes entre os eleitos, sendo sete o total de eleitos.

Segundo o conselheiro das comunidades eleito pela Bélgica, “fez-se história na comunidade” pois em 2012, apenas três candidatos foram eleitos, disse ao BOM DIA Pedro Rupio.

Na região de Bruxelas, três portuguesas foram eleitas, sendo assim as primeiras portuguesas a ocuparem cargos autárquicos na região da capital belga. Trata-se de Estela Costa (PS, em Saint-Gilles), Patrícia Rodrigues da Costa (Sp.a, em Jette, na foto) e Inês Rodrigues (Ecolo, em Evere). Alexandra Monteiro Barreto, lusodescendente, já tinha sido eleita em 2006, mas não possuía nacionalidade portuguesa, segundo Pedro Rupio.

Na Valónia, quatro portugueses foram eleitos: Sandra dos Santos Gomes (EPV, em Bièvre), Marie-Jo Sampaio (ECD, em Comblaint-au-Pont), Domingos Ribeiro de Barros (PS, em Soignies) e David da Câmara Gomes (Ecolo, em Ottignies-Louvain-La-Neuve).

Pedro Rupio, satisfeito com a eleições de sete candidatos lusos aconselhou prudências pois, na noite de domingo, faltava ainda confirmar a possível eleição de 12 candidatos portugueses nessa região num total de 37.

Na Flandres, não houve portugueses eleitos.