De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Motores

Sébastien Loeb passa para líder na segunda etapa do Dakar

Sébastien Loeb, em Peugeot,  venceu a segunda etapa do Dakar com 1m23s de vantagem para Nasser Al-Attiyah, em Toyota, facto que lhe permite passar a liderar a prova.

O piloto francês atacou forte nos primeiros quilómetros da tirada e, apesar da reação de Al-Attiyah na segunda parte, não foi suficiente para o homem da Toyota manter a liderança. Loeb foi o mais rápido em todos os controlos de passagem do dia.

Carlos Sainz, também em Peugeot, foi terceiro classificado, depois de ter suplantado Giniel de Villiers, em Toyota, na fase final da tirada, ascendendo desta forma ao terceiro lugar da geral por apenas um segundo.

A classificação tem agora dois Peugeot nos três primeiros lugares e com um Toyota pelo meio. No entanto a Toyota está, para já, bastante bem representada pois Giniel de Villiers é quarto, a pouco mais de dois minutos de Loeb e Nani Roma é quinto.

O primeiro MINI surge apenas no sexto lugar, com Yazeed al-Rahji a ser hoje sexto e a subir uma posição na geral, à frente de Stéphane Peterhansel, que perdeu quase sete minutos no seu Peugeot.

Xevi Pons, que conseguiu um espetacular segundo lugar ontem com a pick-up Ford Ranger, teve um capotanço que o afundou na classificação.

Loeb estava pessimista, depois do que viu na primeira tirada, mas o seu Peugeot 3008 DKR esteve perfeito na especial de hoje e, apesar de ser só ter tração às rodas traseiras, foi mais do que suficiente para recuperar o atraso que tinha para Attiyah, batê-lo por 1m23s e passar para o comando da prova, vencendo pelo meio a sua quinta especial no Dakar.

Depois do susto de ontem, Al-Attiyah limitou as perdas pois, apesar de ter andado bem depressa, não chegou para Loeb. De qualquer forma e com Stéphane Peterhansel já a perder 7m26 para o seu companheiro de equipa, está a começar a desenhar-se uma tendência na frente do Dakar.

Já se percebeu que Nasser al-Attiyah está aí para vencer novamente, Loeb está na frente, e para já a MINI não parece ter andamento para muito mais. Resta saber se a dureza que se espera já para amanhã pode baralhar um pouco as coisas e, sendo verdade que Loeb está quase sete minutos e meio na frente de Peterhansel, de modo nenhum o francês está afastado.

A especial não correu nada bem ao piloto espanhol Xevi Pons que, depois de um bom segundo lugar na tirada de ontem, já que capotou a South Racing Ford Ranger.

Classificação Online

Veja o resumo desta segunda etapa nos automóveis: