De que está à procura ?

Lifestyle

Santo Tirso acolhe exposição internacional de presépios

Uma centena de presépios, desde os feitos em cerâmica aos construídos em metal, de cinco países, preenchem a XII Exposição Internacional de Presépios de Santo Tirso, entre 24 de novembro e 03 de janeiro.

O artesão e membro da organização Delfim Manuel disse que a mostra reúne este ano “presépios de cinco países – Portugal, Itália, Espanha, França e Moçambique”, sendo que o principal, com “cerca de 50 anos, é um trabalho raro, com seis peças em barro vidrado, da autoria da artesã Rosa Ramalho”.

A exposição, com curadoria da Confraria do Caco, e que em anos anteriores atingiu os 2.500 exemplares, ficou este ano “reduzida aos 100 devido ao facto de o edifício da câmara de Santo Tirso estar em obras e o espaço para expor ser menor”.

José Franco, Alberto Miguel, Mistério Filhos, Júlia Côta, Irmãs Flores e Jorge Conceição e Delfim Manuel serão alguns dos artesãos portugueses com trabalhos expostos, numa coleção que reúne no mesmo espaço trabalhos em “cerâmica, madeira, couro, azulejaria, granito, vidro, tecido, cortiça, e os mais recentes em metal”, acrescentou o responsável da organização.

“A novidade, nesta edição, prende-se com os novos conceitos, com novas linhas, na conceção dos presépios”, explicou Delfim Manuel.

Paralelamente, entre 23 e 25 de novembro, na Fábrica de Santo Thyrso, decorrerá uma Feira de Presépios com mais de vinte artesãos a trabalhar ao vivo, acrescenta um comunicado da câmara.

Citado na nota de imprensa, o presidente da autarquia, Joaquim Couto, considerou a exposição “um marco na programação anual” da autarquia que “vem engrandecer a oferta cultural do município” na quadra natalícia”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA