De que está à procura ?

Portugal

Sacos feitos de batata em vez de plástico? Uma ideia portuguesa

A Universidade de Aveiro está a desenvolver embalagens alimentares a partir da batata. O objectivo é encontrar uma alternativa barata e favorável do ponto de vista ambiental ao tradicional saco plástico.

O projecto, que visa utilizar os diversos constituintes da batata, está a ser desenvolvido há cerca de um ano e é da responsabilidade da investigadora Idalina Gonçalves, revela a Rádio Renascença.

“Este projecto surgiu da ideia de auxiliar o escoamento da batata e também de valorizar os subprodutos da indústria de processamento da batata. Tendo sempre em conta o impacto ambiental e a redução dos custos associados à indústria, através da utilização dos constituintes da batata desenvolveu-se então em laboratório uma formação que corresponde à película à base de constituintes da batata”, disse à Renascença.

Idalina Gonçalves garante que os custos de produção deste substituto do saco plástico são reduzidos.

“O objectivo é ter uma matéria-prima de baixo custo. Daí recorrermos aos subprodutos duma linha de produção da indústria de batata para que possa ter um custo reduzido de produção destes materiais e para que seja uma vantagem em termos de competição aos materiais sintéticos, os plásticos”.

O projecto está ser desenvolvido em parceria com a indústria de processamento da batata. Para mais tarde, fica o contacto com o sector da indústria de plásticos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA