De que está à procura ?

Lifestyle

Rota do Românico: Igreja de Valadares

Esta semana o nosso mapa leva-nos até ao concelho de Baião. É lá que se situa o próximo monumento da Rota do Românico que vamos visitar: a Igreja de São Tiago de Valadares. A primeira aparência desta Igreja não o deixará muito encantado, mas espere até começar a descobrir os pormenores… Já lá vamos!

Esta Igreja é um edifício românico bastante tardio, isto é, foi construída em finais do século XIII ou já nos inícios do século XIV. Podemos, por isso, dizer que é um bom exemplar do chamado “românico de resistência” ou “gótico rural”. Ainda se lembra o que significam estas expressões? Não há problema. Nós voltamos a lembrá-lo.

Quer dizer que, apesar de ter sido construída durante o período gótico, os construtores desta Igreja optaram ainda pelas formas do românico. É, por isso, um bom exemplo da persistência, ao longo do tempo, do românico nesta região, numa altura em que o gótico, estilo arquitetónico que surgiu a seguir ao românico, já poderia ter sido adotado.
A Igreja de Valadares é um local ideal para os devotos de São Tiago ou para aqueles que fazem ou pretendem fazer o Caminho de Santiago. Aqui vai encontrar várias referências a este santo. Já conseguiu identificá-lo em algum sítio?

Nós damos uma ajuda: está representado quatro vezes.

Olhe para o teto da nave. Aí está São Tiago cavaleiro. Sozinho, montado num cavalo branco, o apóstolo transporta, numa mão, um estandarte vermelho com a espada e, com a outra, um sabre.
Sobre o arco cruzeiro, vemos novamente São Tiago a cavalo, combatendo um infiel. Ao fundo, um grupo de indivíduos, identificados como guerreiros muçulmanos, devido às bandeiras vermelhas com crescentes, bate em retirada.
Agora na capela-mor, no retábulo-mor, vemos São Tiago com o seu traje e cajado de romeiro, exibindo as suas vieiras.

Falta apenas um! Mas para o descobrir terá de passar para trás do retábulo-mor. Surpreendido? Assim vai ficar é quando vir o que se esconde por detrás do retábulo. Sabia que grande parte das paredes da capela-mor está pintada? E sabia que estas pinturas são do século XV? Prepare-se para descobrir não só uma pintura de São Tiago, mas também representações de São Paulo, de Santa Bárbara, de Santa Catarina de Alexandria, da Virgem da Piedade e, mais interessante, de anjos e do inferno. Quer marcar uma visita?

Até breve!

www.rotadoromanico.com
www.facebook.com/rotadoromanico
App da Rota do Românico: http://goo.gl/lIMRBH

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA