De que está à procura ?

Lifestyle

Rota do Românico: Igreja de Tabuado

Esta semana vamos conhecer mais um monumento da Rota do Românico situado no concelho do Marco de Canaveses: a Igreja do Salvador de Tabuado.

Já reparou no nome desta freguesia e da sua Igreja? A palavra “tabuado” vem de tábua, expressão usada na Idade Média para designar a madeira destinada à construção.

Uma pequena curiosidade para darmos início à nossa visita, que começa no século XII. Embora existam documentos que dizem que, no século XII, existiam dois templos em Tabuado, um dedicado a Santa Maria e outro ao Salvador, parece que foi o último que vingou como orago da atual Igreja.

No entanto, a Igreja que agora vemos foi fundada muito depois, provavelmente em meados do século XIII. A rosácea por cima do portal principal e outros elementos decorativos do edifício remetem-nos para o século XIII, uma vez que são semelhantes aos de outros monumentos da Rota do Românico construídos nesse século.

Igreja de Tabuado (1)

Já olhou bem para a fachada principal desta Igreja? Não lhe parece familiar? Ainda se lembra do Mosteiro de Paço de Sousa, em Penafiel, que visitámos em outubro do ano passado? Já se passaram muitos meses e, por isso, talvez precise de avivar a memória, mas, de facto, as fachadas principais de Tabuado e de Paço de Sousa são muito semelhantes. As rosáceas são parecidas e no portal principal vamos encontrar as cabeças de boi que já tínhamos visto em Paço de Sousa.

O exterior da Igreja de Tabuado é muito interessante, mas o seu interior também merece toda a admiração. E por duas razões! A primeira razão deve-se ao aspeto “puro” da Igreja. E o que é que isto significa? Quer dizer que, assim como vemos a pedra no exterior, as paredes do interior também têm a pedra à vista. Este aspeto deve-se a uma profunda obra de restauro realizada na década de 1960 e que, na vontade de dar a esta Igreja o aspeto medieval – a pedra despida –, fez com que se eliminassem todos os testemunhos que lhe foram acrescentados ao longo da história.

A segunda razão está ligada à primeira: foi durante estas obras que se descobriu a pintura mural que podemos ver na parede do fundo da capela-mor, e que está muito bem conservada.

Ao centro está Cristo Salvador e de cada um dos lados podemos ver São João Baptista e São Tiago, representado como peregrino, mostrando no seu chapéu uma vieira e segurando na mão esquerda o bastão de caminhante.

Até breve!

www.rotadoromanico.com

www.facebook.com/rotadoromanico

App da Rota do Românico: http://goo.gl/lIMRBH

Igreja de Tabuado (5)

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA