De que está à procura ?

Colunistas

Revista TeleCulinária fez 40 anos

Em Outubro de 1976 foi editado o primeiro número da TeleCulinária, revista que viria a tornar-se um caso sério de sucesso e a catapultar para a ribalta o seu director técnico por mais de 30 anos, o Chef Silva.

Estávamos a 4 de Outubro de 1976, quando, pela primeira vez, saía para as bancas aquela que é hoje a mais antiga revista de culinária portuguesa. Sob a direção do Chef Silva, a TeleCulinária, totalmente a cores, tinha o preço de 6 escudos. A capa trazia o Bolo de S. Tomé, que logo conquistou os portugueses, enchendo o olho dos leitores. Uma receita filmada e apresentada em televisão, transposta com fotografias para a edição. Mas trazia muitas outras como Sopa de tomate com ovos escalfados, Salada de fim de verão, Carne de porco frita à portuguesa e Pudim de fiambre. A minha mãe comprava todos os números e seguia várias das suas receitas. E, eu, bem pequeno, folheava e regalava a vista…

Quarenta anos passaram e a TeleCulinária continua, ainda hoje, a ser uma referência no panorama gastronómico português. Sim, porque ainda se encontra à venda. Actualmente é, sobretudo, uma verdadeira “escola”, repleta de dicas e truques para os seus leitores.

E lembrem-se, se hoje basta pesquisar na net por qualquer receita para a obter de imediato e em diversas versões, tempos houve em que, quem queria aventurar-se a fazer pratos que não dominasse, era obrigado a recorrer a livros, a revistas ou a assistir a programas de culinária na TV.

Os números alusivos ao Natal e à Páscoa vendiam sempre mais. Com mais páginas, a revista chegava a fazer tiragens de mais de 250 mil exemplares quando saiam estas edições especiais. A minha mãe até as chegava a encadernar, tal eram a preciosidade.

Saudades…

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA