De que está à procura ?

Motores

Volvo S60 D4 Cross Country de calças arregaçadas

O mercado obrigou as marcas a adoptar um estilo mais radical para os seus modelos, há marcas que quase só têm crossovers e podemos dizer que não existe actualmente uma marca que não tenha um pequeno SUV. A Volvo pegou em todos os seus modelos e “arregaçou-lhes as calças”, criando as versões Cross Country.

Neste caso, a Volvo pegou no S60, um sedan de quatro portas e decidiu aumentar a altura ao solo, colocar alguns plásticos e protecções e fazer um sedan bastante aventureiro.

Volvo S60 CC D4 17

Face ao Volvo S60 normal, este Volvo S60 Cross Country adopta uma frente com proteções metálicas por baixo da grelha, jantes de 18 polegadas, “saias” de proteção em metal nas laterais e um difusor em metal com a denominação “Cross Country”, que alberga duas saídas de escape.

A posição mais alta não tira a elegância deste sedan, uma vez que continua a adoptar uma linha bastante suave, discreta, mas imponente. Na estrada, o Volvo S60 Cross Country D4 desperta alguma curiosidade, por ser um automóvel fora do comum, um sedan com um aspecto mais alto e radical. A altura ao solo, nota-se na condução, em que um sedan normal é consideravelmente mais baixo, ao ponto de conseguirmos ver o tejadilho do automóvel ao lado.

No interior contamos com materiais de qualidade, sem barulhos parasitas, um sistema de informação e multimédia completo, que requer alguma habituação, mas que oferece tudo o que precisamos e mais alguma coisa, como acesso à Internet num browser, streaming de música, um sistema de navegação que funciona de forma perfeita e a possibilidade de utilizar o “Volvo on Call”. Ou seja, podemos controlar o Volvo S60 Cross Country através do smartphone. Com o sistema Sensus que é considerado um dos melhores sistemas de informação e multimédia que existe, podemos ainda descarregar toda uma panóplia de aplicações, que tornam este sistema incansável.

Volvo S60 CC D4 3

Para além de um sistema de informação e multimédia absolutamente maravilhoso, contamos com um sistema de som da “Harman Kardon”, que nos dá arrepios na espinha, a música sai de uma forma suave e com uma qualidade fora do comum.

O espaço a bordo é bom, como seria de esperar de um automóvel deste segmento, viajamos à vontade e com bastante conforto, os assentos são macios e a qualidade da pele é boa. Sentimos-nos em casa!

A fraqueza deste Volvo S60 Cross Country é a bagageira, que podia ser um bocadinho maior, mas conseguimos esquecer isso, quando entramos dentro deste Volvo e “brincamos” com o sistema sensus, ouvimos uma bela música a sair do sistema de som da Harman Kardon e nos sentamos nos bancos em couro aquecidos, a isto juntamos o ar-condicionado automático bi-zona e reunimos o conforto que gostaríamos de ter em todo o lado.

O painel de instrumentos conta com os três temas da Volvo, estes temas não alteram as prestações ou o comportamento do automóvel, apenas o nosso estado de espírito. À semelhança do que acontece com a restante gama da Volvo podemos optar pelo tema “Sport”, ECO ou Elegance.

Volvo S60 CC D4 14

A condução do Volvo S60 Cross Country é bastante agradável, a direcção é bastante directa e prazerosa, a caixa manual é bem escalonada e precisa, e a suspensão é confortável e consegue ser sólida quando imprimimos um ritmo mais despachado.

O motor D4 de 190cv, como seria de esperar deixa-nos os olhos colados à nuca, tem a força sempre disponível sem termos de recorrer à caixa e consumos na casa dos 7 litros a cada 100 kms.

Como é habitual a Volvo ganha muitos pontos na segurança, com uma construção em aço mais resistente e mais leve “safety cages”, que se mantêm firmes durante um acidente e ao mesmo tempo que permitem que a energia se disperse para ajudar a não sentir o impacto. Para proteger os peões, contamos com um airbag para peões que sai debaixo do capo e ainda sistemas de segurança como aviso de transposição involuntária de faixa, aviso de ângulo morto, entre outros.

Volvo S60 CC D4 5

 

MAIS MOTORES EM CAR ZOOM

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA