De que está à procura ?

Comunidades

PSD reclama escritório consular em Alberta

O deputado do PSD José Cesário, eleito pelo círculo fora da Europa, perguntou ao Governo se admite a criação de um escritório consular de apoio à comunidade portuguesa em Alberta, província no Canadá.

Na pergunta endereçada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, José Cesário expõe que o apoio consular para a comunidade portuguesa em Alberta tem sido feito pelo Consulado Geral de Vancouver, a mais de mil quilómetros de distância.

“Admite o Governo criar na Província de Alberta, nomeadamente em Edmonton, um escritório consular para servir a numerosa comunidade portuguesa ali existente?”, perguntou José Cesário ao Governo, criticando a atual forma de apoio.

Na ótica do deputado, esta situação “torna muito difícil” o acompanhamento diplomático e administrativo à comunidade portuguesa.

Segundo José Cesário, os membros da comunidade portuguesa em Alberta gastam “pelo menos dois dias úteis de trabalho sempre que se veem obrigados a tratar de qualquer documento oficial”.

O representante alertou ainda que o Consulado Honorário em Edmonton, capital da província de Alberta, não possui competências na área do registo civil, ou meios humanos e técnicos para tal.

José Cesário interpelou ainda o Governo quanto à possibilidade de “aumentar significativamente o número de permanências consulares” na província de Alberta.

Em maio de 2016, a então cônsul-geral de Vancouver, Maria João Boavida Urbano, disse à Lusa que havia cerca de 18.000 portugueses e lusodescendentes em Alberta – província que também representava -, estando concentrados, maioritariamente, nas cidades de Edmonton e Calgary.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA