De que está à procura ?

Comunidades

Prioridade do novo embaixador de Portugal em França é a captação de investimento

O novo embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira apresentou, esta segunda-feira, em Paris, as cartas credenciais ao Presidente francês, Emmanuel Macron, e avançou que uma das prioridades é a “captação de investimento”.

O diplomata português, que foi o penúltimo de 20 embaixadores a saírem do Palácio do Eliseu, na capital francesa, ao final do dia, disse à Lusa e à RTP que ainda há “muito caminho” para aumentar o investimento francês em Portugal e destacou o papel da “comunidade empresarial portuguesa e de lusodescendentes” em França.

“O mais importante é nós estarmos efetivamente empenhados em fazer o nosso trabalho na dimensão de captação de investimento e, como digo, a existência de uma comunidade empresarial portuguesa e de lusodescendentes vai ser muito importante nesse aspeto”, afirmou o diplomata que foi embaixador de Portugal na China nos últimos cinco anos.

Jorge Torres Pereira acrescentou que “o mais importante é que as boas notícias – que representam uma relação entre Portugal e a França que está mais viva e mais dinâmica – se mantenham”.

“É claro que este é um posto especial porque há uma muito importante comunidade portuguesa e de lusodescendentes que torna isto um pouco particular e eu creio que vai continuar a notar-se como, particularmente nesta construção da Europa, nós estamos efetivamente muito perto uns dos outros”, declarou.

O embaixador acrescentou que Portugal e França têm “linhas muito parecidas” em relação à Europa.

“Há uns dias estive num evento em que falou o conselheiro diplomático do Presidente Macron e ele referiu que as ideias em relação à Europa não era apenas ele que as dizia, havia outros que haviam feito discursos semelhantes ao discurso da Sorbonne e explicitamente referiu o discurso do primeiro-ministro português em Bruges”, sublinhou.

Jorge Torres Pereira, de 61 anos, foi embaixador de Portugal na República Popular da China (2013-2017), em Banguecoque (2010-2013), Representante Permanente na Comissão Económica e Social para a Ásia e Pacífico e na Comissão Económica e Social das Nações Unidas para a Ásia e o Pacífico e embaixador, não-residente, no Vietname, Cambodja, Laos, Myanmar (antiga Birmânia) e Malásia.

Jorge Torres Pereira desempenhou, também, os cargos de Representante de Portugal junto da Autoridade Palestiniana, em Ramallah (2007-2010), cônsul-geral em Madrid (2004-2007), ministro-conselheiro e chefe de Missão Adjunto na Embaixada de Portugal em Moscovo (2001-2004) e conselheiro e chefe de Missão Adjunto na Embaixada de Portugal em Telavive (1995-1997), entre outras funções diplomáticas.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA