De que está à procura ?

Comunidades

Portugueses contribuem em 9% para a imigração suíça

Cerca de 8.300 novos moradores estabeleceram-se em Genebra em 2014, principalmente por razões de trabalho, o maior aumento populacional desde os anos 1960, revela o site SwissInfo.

Um relatório recente da Secretaria de Estado para Assuntos Económicos (SECO) confirmou que o franco suíço forte tem atraído trabalhadores estrangeiros interessados em lucrar com o poder de compra da moeda.

Entre os 26 cantões suíços, Genebra registou o maior aumento líquido de população desde os anos 60. Dos 8.334 novos residentes, 21% eram de França, seguidos de Portugal (9%), Itália (8%), Espanha e Grã-Bretanha.

No primeiro semestre de 2015, a Suíça teve um ganho líquido de mais de 38 mil estrangeiros que se tornaram residentes permanentes. A população de 8,2 milhões do país incluiu quase 2 milhões de estrangeiros desde o final do mês de junho, informou a secretaria federal de migração.

Os países que mais contribuíram para esse fluxo foram Itália, Alemanha, Portugal, França e Kosovo.

No ano passado, a imigração líquida da Suíça situou-se em 73.000 pessoas, ligeiramente inferior à média dos últimos seis anos. Os estrangeiros que vieram se estabelecer na Suíça, ou que costumam vir a trabalho, são na maioria trabalhadores qualificados e suas famílias, vindos de países da zona do euro mais atingidos pela longa crise econômica do bloco.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA