De que está à procura ?

Lifestyle

Português vence concurso internacional de canto na Alemanha

O barítono André Baleiro venceu 17.º Concurso Internacional de Canto Robert Schumann, que terminou domingo à noite em Zwickau, no Estado da Saxónia, na Alemanha.

O barítono foi acompanhado ao piano por David Santos, e foi um dos 90 cantores participantes, oriundos de todo o mundo, tendo sido o primeiro português a vencer este concurso que se realiza de quatro em quatro anos.

O prémio, no valor pecuniário de 10.000 euros, inclui uma medalha de ouro.

Este é “um dos prémio mais prestigiados mundialmente para o repertório de ‘lied’. A vitória de André Baleiro proporcionará, para além de um prémio em dinheiro, vários convites para concertos na Alemanha nos próximos anos”, disse à Lusa fonte da organização.

O Concurso Internacional Robert Schuman nas categorias “Piano”, “Canto” e “Música Coral” realiza-se desde 1956 na Alemanha e desde 1961 em Zwickau, cidade onde nasceu Robert Schumann (1810-1856).

“O júri apreciou os candidatos em duas eliminatórias e uma prova final com um programa total de cerca de 70 minutos sobretudo dedicados às canções de Schumann”, segundo a mesma fonte.

O júri de Canto foi constituído por Irvin Gage, Mary Ann Hart, Robert Holl, Edith Mathis, Michael Oehme, Josef Protschka, Mitsuko Shirai e Scot Weir.

Natural de Lisboa, André Baleiro estudou na Universidade das Artes (UdK) em Berlim e tem-se apresentado em recitais e feito parte de elencos operáticos em toda a Europa.

Neste verão será o protagonista de “Barbeiro de Sevilha”, de Rossini na Ópera de Câmara de Munique, na Baviera, no sul da Alemanha.

David Santos é professor na Universidade das Artes em Berlim e na escola Superior de Música de Weimar.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA