De que está à procura ?

Portugal

Portugal vai demorar 20 anos a recuperar empregos perdidos

Tendo em conta o que foi o passado recente e as perspetivas de retoma muito modestas até 2019, Portugal e Itália devem demorar cerca de 20 anos até baixar a taxa de desemprego para níveis pré-crise. Em Portugal, entre 2001 e 2007, essa taxa de desemprego nacional rondava 6,4%. Em 2014 ficou em quase 14%, hoje está na casa dos 13%.

O aviso surge num capítulo do artigo IV do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a zona euro, ontem divulgado. O estudo anual sobre a economia da moeda única está um pouco menos pessimista quanto aos riscos futuros (o petróleo e o euro baixo ajudam), mas destaca problemas graves que tendem a persistir, podendo alguns sair do controlo e gerar danos irreversíveis.

O primeiro deles é a esclerose dos mercados de trabalho.

A taxa natural de desemprego (NAIRU, nível consistente com o pleno e melhor emprego dos recursos disponíveis) “deverá diminuir significativamente em Espanha face aos níveis sem precedentes”, se bem que o desemprego deva “ficar nos 15% no médio prazo”. Espanha levará menos de dez anos a fazer este caminho. Já Portugal e Itália vão demorar 20 anos.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA