De que está à procura ?

Desporto

Portugal recebe campeonato europeu de parapente

A seleção portuguesa procura um lugar nos cinco primeiros no 15.º Campeonato da Europa de parapente, que se realiza pela primeira vez em Portugal, disse o selecionador nacional, Luís Miguel Matos. A competição internacional de parapente decorre na vila de Montalegre, no distrito de Vila Real, até ao dia 28 de julho.

O técnico de 51 anos reconhece que a prova será “muito dura” e que estão presentes “os melhores pilotos do mundo”, mas destaca que “a seleção nacional está com um coletivo mais agressivo e forte” face a épocas anteriores.

O antigo piloto de parapente explicou que Portugal vive “um momento positivo” no desenvolvimento da modalidade e pela primeira vez conta com oito pilotos, que “conseguiram os mínimos para participarem”.

“Há muitos jovens a aparecerem e a quererem destronar os mais velhos das seleções, por isso, as gerações futuras estão garantidas”, revelou Luís Miguel Matos.

O líder da seleção espera ainda poder beneficiar do “fator casa” por estar a competir em Montalegre.

“Existem algumas pequenas nuances estratégicas que podemos beneficiar e a região tem pequenas armadilhas, mas os melhores pilotos internacionais já conhecem Montalegre”, explicou.

A equipa portuguesa é composta por Carlos Lopes, Eusébio Soares, José Rebelo, Nuno Virgílio, Paulo Silva, Sílvia Ventura, Tabanez Fonseca e Ricardo Rodrigues.

Há 150 pilotos participantes, que representam um total de 40 países. Esta é a segunda vez que Montalegre recebe uma prova ‘Categoria 1’ da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), depois de em 2003 ter sido palco do Mundial de parapente. A seleção da França é a campeã em título, quer por equipas, quer nas categorias feminina e masculina.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA