De que está à procura ?

Desporto

Portugal pode levar mais de 80 atletas ao Rio

O Chefe da Missão portuguesa aos Jogos Olímpicos Rio2016, José Garcia, assumiu que a comitiva portuguesa deverá ultrapassar os 81 atletas e tornar-se na terceira maior de sempre.

“Temos, neste momento, 110 atletas a ser apoiados. Gostávamos de os ter lá a todos, mas sabemos que essa não é a realidade. Estou convencido que o número de 76 de Londres será ultrapassado. (…) Se ultrapassarmos os 81, entraremos no ‘top-3’ das maiores participações. Eu apontaria para um número superior ao de 81”, disse.

A 100 dias do início dos Jogos Olímpicos Rio2016, Portugal tem já 64 atletas apurados.

À margem de uma cerimónia no Cristo Rei, em Almada, que assinalou os 100 dias para o Rio2016, José Garcia disse estar em “ritmo de corrida” para a reta final da preparação. “O Usain Bolt que tenha cuidado”, brincou.

“O que nos preocupa é aplicarmos toda a nossa energia neste caminho, que se deseja um caminho de sucesso, de preparação para as condições para que os nossos atletas se tenham de preocupar apenas em competir”, referiu.

De acordo com José Garcia, a maior dificuldade que os atletas vão encontrar “é aquela a que os atletas estão habituados, que são os seus adversários”.

“Nós temos atletas que são de uma elite mundial, dos cem melhores do mundo, nos 10 melhores do mundo, nos três melhores do mundo e alguns são os melhores do mundo. Portanto, as dificuldades estão habituados a ultrapassá-las”, referiu.

Sobre os preparativos finais para os Jogos, José Garcia lembrou que, “neste momento, continua ainda uma grande dificuldade de circular nos Rio de Janeiro”, mas recordou que “ainda não estão a funcionar as linhas olímpicas”.

“Esperemos que esta situação seja ultrapassada, porque de outra forma não seria possível realizar uns Jogos Olímpicos”, assumiu.

Em relação à instabilidade política no Brasil, o responsável diz que se preocupa com “tudo o que possa por em causa a participação” dos atletas.

“Temos a garantia que os prazos estão a ser cumpridos, porque estes são uns Jogos muitos especiais, por serem uns Jogos que falam português”, afirmou.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA