De que está à procura ?

Desporto

Portugal já está no Euro2016

Portugal players celebrate after qualifying for the UEFA EURO 2016 beating Denmark 1-0, held at Braga stadium, north of Portugal, Portugal, 8 October 2015. HUGO DELGADO/LUSA

Um golo de João Moutinho deixou Portugal na fase final do Euro2016 de futebol, no triunfo por 1-0 na receção à Dinamarca, em nova exibição pragmática e inteligente da formação de Fernando Santos

No Estádio Municipal de Braga, perante cerca de 30 mil pessoas, o médio ao Mónaco marcou aos 66 minutos, com um remate à entrada da área, e confirmou a presença da seleção nacional no Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França, e o primeiro lugar do Grupo I.

Foi a sexta vitória em tantos jogos com o selecionador Fernando Santos, e mais uma vez pela margem mínima, num encontro em que Portugal apresentou a ‘receita’ que tem sido habitual nesta fase de qualificação e que até agora trouxe sempre sucesso.

Sem ponta de lança de raiz, como já era esperado, Portugal fez um jogo sem correr grandes riscos, com um meio-campo a tapar a investidas adversárias, tendo desferido o ‘golpe fatal’ na segunda parte, por Moutinho.

Espetador em praticamente todo o encontro, o guarda-redes Rui Patrício segurou a vitória com duas defesas de grande nível na entrada para o tempo de descontos e permitiu a Portugal continuar 100 por cento vitorioso em jogos oficiais desde a entrada de Fernando Santos.

Sem deslumbrar, e também com alguns golpes de sorte durante esta campanha, a verdade é que a seleção lusa garantiu a 13.ª presença em fases finais, a nona consecutiva, alargando um ciclo vitorioso que se iniciou no Europeu de 2000.

Portugal's Joao Moutinho celebrates after scoring a goal against Denmark during their UEFA EURO 2016 qualifying soccer match,  held at Braga stadium, north of Portugal, Portugal, 8 October 2015. JOSE COELHO/LUSA

Portugal’s Joao Moutinho celebrates after scoring a goal against Denmark during their UEFA EURO 2016 qualifying soccer match, held at Braga stadium, north of Portugal, Portugal, 8 October 2015. JOSE COELHO/LUSA

Além do tento de Moutinho e das intervenções de Patrício, a inclusão de Danilo no ‘onze’ a meio-campo também foi muito importante para Portugal, sobretudo na forma inteligente como foi tapando ‘buracos’ na defensiva lusa. Para ser uma exibição perfeita, apenas faltou ao médio do FC Porto maior discernimento a lançar o ataque.

Danilo foi uma das surpresas na equipa titular de Portugal, assim como Bernardo Silva, enquanto Eliseu e Danny (entrou na segunda parte) foram relegados para o banco. Destaque ainda para o regresso de Fábio Coentrão ao lado esquerdo da defesa, naquela que foi a 50.ª internacionalização do esquerdino.

Apesar de precisar de apenas do empate para garantir a apuramento e ter tudo a jogar a seu favor, a verdade é que Portugal entrou muito ansioso na partida, com demasiada pressa por vezes em resolver os lances ofensivos e outras vezes a abusar dos centros para área, quase sempre para um Ronaldo muito marcado.

Depois de Moutinho ter assustado Schmeichel com um remate que passou perto da baliza, Nani acertou na barra já em cima do intervalo, naqueles que acabaram por ser os melhores lances da seleção lusa na primeira parte, num jogo sem grande intensidade e com alguma falta de ambição das duas equipas.

No regresso dos balneários, Portugal apanhou um susto (e que susto!), quando Bendtner acertou no poste, numa posição em que o avançado dinamarquês tinha tudo para dar vantagem aos nórdicos.

Nesse lance, a sorte esteve do lado de Portugal e embalou a seleção nacional para aquela que seria a sua melhor fase no encontro. Kasper Schmeichel parou consecutivamente remates de Ronaldo e Tiago (na segunda defesa fez lembrar o seu pai, Peter), mas nada pôde fazer aos 66 minutos, perante João Moutinho.

Na sequência de um canto, o médio luso recebeu a bola à entrada da área, tirou dois dinamarqueses da frente e disparou para as redes rivais.

Praticamente obrigada a pontuar e até a ganhar em Braga, a Dinamarca subiu as suas linhas e abriu mais espaços no seu setor recuado. Bernardo Silva aproveitou e esteve perto do segundo golo, aos 73 minutos, falhado por muito pouco.

Esgotado, Silva deu lugar a Danny pouco depois, com o objetivo claro de Fernando Santos em dar mais posse de bola à sua equipa, o que até resultou, mas que mesmo assim não Portugal de ficar perto de sofrer o empate no fim.

Em cima do minuto 90, Patrício defendeu para canto um cabeceamento de Poulsen e, logo a seguir, impediu que Agger refizesse a igualdade.

Portugal players Cristiano Ronaldo (L) and Ricardo Quaresma celebrate after qualifying for the UEFA EURO 2016 beating Denmark 1-0,  held at Braga stadium, north of Portugal, Portugal, 8 October 2015. HUGO DELGADO/LUSA

Portugal players Cristiano Ronaldo (L) and Ricardo Quaresma celebrate after qualifying for the UEFA EURO 2016 beating Denmark 1-0, held at Braga stadium, north of Portugal, Portugal, 8 October 2015. HUGO DELGADO/LUSA

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA