De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Portugal

Portugal fez 839 anos nesta quarta-feira

Portugueses e portuguesas, estão de parabéns: Portugal faz hoje 839 anos – oficialmente. Foi precisamente neste dia (23 de Maio) em 1179 que o Papa Alexandre III emite o documento que oficializa a fundação de Portugal: não como território ou condado, mas como reino, como nação.

A bula Manifestis Probatum confirmou D. Afonso Henriques com rei de Portugal, uma nação independente de Reino de Leão, colocou o novo reino sob protecção directa papal e reconheceu a validade do Tratado de Zamora. Foi a primeira vez que a Santa Fé reconhecia o reino de Portugal, legitimando desta forma a sua instituição, e concedendo o título de rei a D. Afonso Henriques (nesta altura perto dos 70 anos de idade). A emissão desta bula foi também o culminar de esforços diplomáticos.

A bula, uma vitória diplomática para os portugueses e vista como uma consagração da própria existência da nação, foi um marco importante para o país. Porém, esta data não é consensual para todos os historiadores. Alguns apontam a Batalha de São Mamede ou a Batalha de Ourique como acontecimentos que, devido à sua importância geoestratégica e política, possibilitaram a formação do reino.

 

Desta forma, Portugal tornou-se num dos países mais antigos da Europa (não há confirmação histórica de que é o mais antigo do continente, embora se desconfie de tal) e um dos primeiros a definir as suas fronteiras definitivamente.