De que está à procura ?

Lifestyle

Portugal Fashion leva moda portuguesa a Paris

O Portugal Fashion leva no sábado à Semana da Moda Masculina de Paris o criador português Hugo Costa que vai apresentar a coleção primavera/verão 2018 denominada “Don’t fish my fish” (“Não pesques o meu peixe”, em português).

Um ano depois da estreia do ‘designer’ português Hugo Costa na capital francesa, com a coleção “Amundsen”, em honra do líder da primeira expedição a atingir o Polo Sul em 1911, Hugo Costa vai destacar o povo Moken no próximo sábado, pelas 13:30 (12:30 em Portugal continental).

A coleção “Don’t fish my fish”, inspirada nos Moken, um grupo de nómadas que viveram no Arquipélago de Mergui, na Birmânia, é um alerta global para as dificuldades sentidas pelas marcas pequenas e emergentes da moda perante os grandes grupos de fast fashion, adiantou à Lusa o gabinete de imprensa do Portugal Fashion (PF).

O PF, um projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), apoia pela terceira vez consecutiva o jovem ‘designer’ Hugo Costa na semana de moda masculina de Paris, evento de moda que começou hoje e que se prolonga até domingo.

Depois de na semana passada ter estado em Milão (Itália) a apoiar o criador português Miguel Vieira, que revelou a coleção primavera/verão 2018 na semana da moda masculina daquela cidade italiana, o PF volta à estrada em Paris para representar a moda portuguesa nas semanas de moda masculina, levando também o projeto Next Step, o braço comercial do PF, com o objetivo de intensificar as vendas das criações portuguesas.

“A principal mensagem que pretendemos comunicar em Paris resume-se à seguinte afirmação: moda é negócio”, disse à Lusa Adelino Costa Matos, presidente da ANJE, no âmbito da participação do PF no calendário de moda masculina.

As criadoras de moda portuguesa Alexandra Moura e Nycole também vão estar presentes na Semana da Moda Masculina de Paris, no Heavy London Showroom, onde no domingo, pelas 17:00 (16:00 em Portugal Continental), vão apresentar as suas coleções primavera/verão 2018.

O PF é um projeto português que tem o objetivo de dar visibilidade, a nível nacional e internacional, ao setor têxtil e vestuário no capítulo da moda e que é promovido pela ANJE, em colaboração com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

Na página da Internet do Portugal 2020, na lista de operações reportadas a 30 de novembro de 2016, pode ler-se que o PF teve um “fundo total aprovado de oito milhões” de euros para o triénio 2015/2017, para “desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as Pequenas e Médias Empresas”.

Também no âmbito da Semana de Moda Masculina da capital francesa, mais de 20 marcas portuguesas do setor da moda estarão reunidas em Paris na sexta-feira e no sábado, numa iniciativa inédita promovida pelo Centro de Inteligência Têxtil.

As marcas de vestuário (Diniz&Cruz, Litoral, The Board e Vicri), de calçado (Carlos Santos, Eureka, Nobrand e Senhor Prudêncio), de joalharia (Bruno da Rocha, Eleutério, Liliana Guerreiro e Mimata), de moda de autor (Filipe Faísca, Kolovrat, Luís Carvalho, Nuno Gama, Ricardo Andrez, Ricardo Preto e Valentim Quaresma), de ‘lifestyle’ (APrimitiva, Christophe Sauvat, Fine&Candy, Martinho Pita, O João e a Maria, Pelcor, Stabord e Wo Design) foram as escolhidas para participar na primeira edição da Showcase Portugal, com curadoria da diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA