De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Mundo

Polícia divulga identidade do atacante de Istambul

Iakhe Mashrapov, o possível atacante à discoteca de Istambul, terá 28 anos e será natural do Quirguistão, indo ao encontro das suspeitas das autoridades, que, desde o primeiro momento, dizem que o autor do atentado é oriundo de um país da Ásia central.

No vídeo de 45 segundos entretanto tornado público pela polícia turca, o suspeito filma-se a si próprio a sorrir e a andar pela Praça Taksim, Istambul. Ainda não há informação quanto à altura em que as imagens foram gravadas.

Mashrapov pode ter sido treinado na Síria, avançou a Reuters, citando um relato de um jornal turco e uma fonte de segurança.

De acordo com o vice primeiro-ministro turco, Numan Kurtulmus, as autoridades puderam identificar o atirador depois de obterem as suas impressões digitais e uma descrição da sua aparência.

“As informações sobre as impressões digitais e a aparência básica do terrorista foram encontradas e agora o objetivo é identificá-lo rapidamente”, disse Kurtulmus em conferência de imprensa, esta segunda-feira, no mesmo dia em que o ataque foi reivindicado pelo autoproclamado Estado Islâmico. O grupo radical disse, em comunicado, que o atentado foi levado a cabo por um “soldado heroico”.

Kurtulmus afirmou ainda que o estado de emergência do país – em vigor no momento do ataque – vai ser prorrogado pelo tempo necessário.

O político turco disse que a incursão militar da Turquia na Síria, lançada em agosto, irritou os grupos armados, salvaguardando, no entanto, a continuidade da ofensiva.