De que está à procura ?

Comunidades

Pisco: funcionários consulares de Paris trabalham “ao limite”

O deputado socialista eleito pelo círculo da Europa Paulo Pisco, louvou, em Paris, “o esforço levado ao limite dos funcionários consulares” em Paris face ao “atendimento médio diário de 600 pessoas”.

“Esta área tem um elevadíssimo número de registados, superior a 600 mil, mas por outro lado tem um consulado que diariamente atende 600 pessoas. Tem havido um bom desempenho do Consulado muito graças ao extraordinário esforço, mesmo levado ao limite, dos funcionários que aqui estão a desempenhar as suas funções”, declarou o deputado socialista à Lusa à margem de uma visita ao Consulado-Geral de Paris durante a qual se reuniu com o Cônsul-Geral, Pedro Lourtie, para falar sobre questões relacionadas com a comunidade portuguesa.

O também coordenador da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas sublinhou que “os funcionários consulares nos últimos tempos viram reduzido genericamente o número em cada posto consular e viram consideravelmente aumentado o seu trabalho”, acrescentando que o Consulado-Geral de Paris perdeu cerca de 40 funcionários em três anos.

Paulo Pisco insistiu que a situação do Consulado de Bordéus continua a precisar de ser explicada, mesmo depois de o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, ter esclarecido que o edifício não está à venda, em resposta ao pedido de esclarecimento ao Governo remetido pelo deputado à Assembleia da República.

“Se o Consulado não está à venda, então por que razão é que foram pedidas várias avaliações e por que razão é que se anda a ver alternativas ao lugar onde o Consulado agora funciona? Isso precisa de ser explicado. Nunca há fumo sem fogo”, afirmou.

Face às eleições legislativas deste ano, o deputado acrescentou que “embora haja um progresso muito grande, é ainda preciso fazer mais para que os portugueses despertem para a necessidade de participação cívica”, nomeadamente a nível local.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA