De que está à procura ?

Portugal

Pediatrias da UE juntam-se em desenhos no hospital de São João

O ideal de uma Europa de Liberdade, Tolerância, Diversidade e de Paz está patente na exposição inaugurada no Dia da Criança, 1 de Junho, no Centro Hospitalar de São João, no Porto, Portugal, constituída por desenhos feitos por crianças internadas nas pediatrias de todos os 28 países da União Europeia. As crianças corresponderam a um apelo feito pelo “Joãozinho”, mascote da Pediatria do CH São João, ele próprio um símbolo de Fraternidade universal.

A exposição tem o alto patrocínio de Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, que se associou ao espírito visionário do encontro dos jovens participantes, tendo declarado: “De forma prosaica e invisível, pelo trabalho do dia-a-dia, vamos todos criando uma Europa de futuro, para que os nossos filhos tenham um país sem fronteiras e alcancem mais do que a nossa geração alcançou”.

Presente no evento, o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares, referiu-se ao Joãozinho como “um projeto de inovação social”.

Por seu lado, António Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, sublinhou que “o Joãozinho acolhe, acompanha e apoia meninas e meninos de Portugal e da Europa, de África e da Rússia quando elas e eles precisam de ser internados ou tratados no Centro Hospitalar de São João, permanecendo como um Amigo para as suas Vidas. Porque a Europa será tanto mais bem sucedida quanto mais as gerações mais jovens se permearem entre si.”

Silva Peneda, conselheiro do Presidente da Comissão Europeia, Claude Junker, testemunhou a abertura da exposição, que contou também com uma representação do Hospital Universitário La Paz, de Madrid, dirigida por Javier Cobas, Subdiretor Gerente, com quem o CH São João tem um projeto de colaboração.

O CH São João e o Hospital La Paz aproveitaram a oportunidade para apresentar ao Comissário Europeu da Investigação a vontade comum de começar a desenvolver um plano para a implementação do HVITAL em ambos os hospitais, permitindo que esta plataforma avançada de tratamento analítico de dados possa apoiar os clínicos do Hospital La Paz e do CH São João e, por outro lado, vir a funcionar em rede entre ambos os hospitais. A plataforma pode, numa segunda etapa, ser alargada a outros parceiros interessados dentro da União Europeia mediante acordo entre os dois hospitais, como por exemplo a indústria farmacêutica e as empresas PME da UE (ex: na área dos meios complementares de diagnóstico). A implementação multicêntrica será o sucesso para provar a viabilidade do projeto e futura replicação Europeia.

Os dois hospitais e instituto IdiPaz, transmitiram também a vontade de criarem sinergias entre ambas as organizações, em torno de áreas de investigação clínica aplicada (onde o Hospital de La Paz e o IdiPaz possuem vasta experiência) apoiada por tecnologias de informação avançada (fornecida pelo CH São João e por tecnológicas portuguesas). Neste sentido foi acordada uma parceria em que ambas as organizações vão começar a colaborar em conjunto para o reforço das atividades de investigação e inovação com foco em pesquisa clínica aplicada tirando partido dos recursos especializados de ambas as organizações, em parceria com entidades não empresariais do Sistema I & I e as PME tecnológicas. Na fase inicial, foram definidas cinco novas linhas de pesquisa, a nomeadamente:

1. TIC, Bioinformática e Ciência de Dados (Data Science);

2. MultiOmics : genômica, proteômica e metabolômica ;

3. Investigação do cancro;

4. Epidemiologia, Imunologia e Infeção;

5. Inteligência Artificial.

As áreas de investigação anteriormente mencionadas serão o primeiro passo para a criação de um centro europeu de investigação em Ciência de Dados (Data Science) aplicada à Saúde.

Os contactos entre os dois hospitais prosseguem com reuniões regulares tendo em vista a concretização dos objetivos traçados e, simbolizando o espírito de diálogo e colaboração efetiva para a construção do futuro, a exposição de desenhos de crianças das pediatrias de todos os países da União Europeia será mostrada no Hospital La Paz no final de 2015.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA