De que está à procura ?

Comunidades

Padroeira de Portugal há 370 anos

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV.

A espiritualidade que brotava da histórica devoção a Nossa Senhora da Conceição pelo povo português foi sublinhada especialmente no gesto que D. João IV assumiu ao coroar a Imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal nas cortes de 1646. Desde esse dia a Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria é a padroeira de Portugal.

“O dia da Imaculada Conceição – solenidade no calendário liturgico da Igreja – não sendo feriado religioso no Grão-Ducado do Luxemburgo, volta a ser assinalado pela Missão Católica de Língua Portuguesa, como celebração da memória dos 3 milhões de portugueses a viver na Diáspora e da fidelidade do serviço que a Igreja presta, em vários países, às comunidades lusas e lusófonas emigradas”, lê-se em comunicado da Missão Católica de Língua Portuguesa.

Assim, no dia 8 de Dezembro, quinta-feira – dia de N. Senhora da Conceição, padroeira de Portugal – será celebrada uma missa às 18:30 na Igreja Sacré-Coeur de Esch-sur-Alzette. A celebração eucarística será precedida por um momento de adoração e silêncio pela Nação, seus governantes e pelo progresso na justiça e na paz.

Esta celebração é promovida pela Missão Católica de Língua Portuguesa, com “momento celebrativo da cultura, da tradição, da história e da espiritualidade da alma e da identidade do povo português”, diz a mesma fonte.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA