De que está à procura ?

Europa

Os miúdos que se tornaram deputados europeus por um dia

Um grupo de alunos do Colégio do Rosário, do Porto, participou numa sessão da iniciativa Euroscola no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em França, assumindo o papel de eurodeputados.

A iniciativa juntou cerca de 550 alunos do secundário de 24 países da União Europeia, sendo o grupo português constituído por 24 alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade e por dois professores.

“Ambiente e energias renováveis”, “2015 – Ano Europeu do Desenvolvimento”, “O futuro da Europa”, “Liberdade de informação e cidadania ativa”, “Migração e integração” e Emprego jovem” foram os temas que os estudantes levaram à sessão plenária, depois de participarem em grupos de trabalho multilingues.

O balanço desta experiência foi “muito positivo” para João Barreiros, 17 anos e estudante de economia, que destacou a “grande liberdade que cada um teve para contra-argumentar” durante o debate.

“Senti-me europeu, senti que estava numa zona muito maior do que Portugal”, disse, enaltecendo o convívio com muitos outros jovens.

Beatriz, também de 17 anos, classificou como “muito positiva” a experiência de hoje, na qual vestiu “a camisola de um deputado” e ficou a perceber “como é que funciona a União Europeia”.

“Trocar ideias com outras pessoas e ganhar confiança a falar em público” foram pontos fortes do dia de trabalho para esta aluna.

Já João Soares referiu a diversidade de culturas como um dos fatores mais importantes desta visita ao PE.

As sessões do Euroscola visam familiarizar os jovens com o funcionamento das instituições europeias, consciencializá-los sobre a sua condição de cidadãos europeus e a sua intervenção na organização futura da Europa, bem como oferecer-lhes uma tribuna, na qual podem exprimir as suas opiniões sobre os temas em debate.

Para participar nesta sessão, os estudantes deste colégio – 1.º classificado no ranking dos exames nacionais do secundário no ano letivo 2013/2014 – foram selecionados no âmbito de um concurso organizado a nível nacional pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das direções regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.

Para 2015 estão programadas 18 sessões do Euroscola em Estrasburgo, tendo sido selecionadas 16 escolas nacionais para representar o país.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA