De que está à procura ?

Lifestyle

Os grandes veleiros disseram adeus a Lisboa

Os maiores veleiros do mundo da regata The Tall Ships Races despediram-se segunda de Lisboa ao fim de quatro dias a serem visitados por milhares de pessoas, num evento que só regressará à capital portuguesa em 2020. Parados no porto de Santa Apolónia desde sexta-feira, os 50 maiores veleiros do mundo puderam ser visitados, por dentro e por fora, e muitos foram os curiosos que não quiseram perder essa oportunidade.

“Recebemos milhares de pessoas ao longo destes quatro dias, com filas intermináveis para visitar os barcos. O balanço é muito positivo. Garantidamente que daqui a quatro anos vamos voltar a ter este evento”, disse à Lusa Filipe Costa, da APORVELA, empresa que organiza o The Tall Ships Races.

Todos os veleiros puderam ser visitados a partir das 10:00 e, alguns, só encerraram as portas já de madrugada.

“As noites quentes ajudaram bastante. Ainda ontem [domingo] à noite tivemos fogo-de-artifício e estiveram aqui milhares de pessoas a aplaudir, o que foi muito especial”, acrescentou Filipe Costa.

a2Esta segunda foi o dia de os navios dizerem adeus a Lisboa e centenas de pessoas não quiseram perder o momento. À medida que os barcos se afastavam, todos acenavam.

Alguns dos navios despediram-se de forma especial, como o veleiro do México que preparou uma coreografia com os seus tripulantes, que subiram aos mastros, alinhados, de braços abertos, em jeito de agradecimento, ao som de música típica do país.

A cerimónia não deixou indiferente os visitantes, como Sérgio Palma, que elogiou a animação dos mexicanos.

“Já os tinha visto. São sempre os mais divertidos, os mexicanos e os da Venezuela. Estava a trabalhar e vim aqui agora por acaso, nem sabia que já se iam embora. É um espetáculo muito bonito, quando eles desfilam e içam as velas? Eu adoro”, descreveu.

a8Katrina Matite vive no Reino Unido, chegou de férias a Lisboa no sábado e, tendo conhecimento do festival, não quis perder a oportunidade.

“Desde os três anos que gosto de ver estes veleiros. Não há palavras? É um espetáculo. Não quero que eles saiam daqui. Isto é lindo”, disse.

The Tall Ships Races é uma competição de vela que se realiza anualmente para dar oportunidades de formação a jovens de todo o mundo. A primeira regata foi realizada entre Torbay (Reino Unido) e Lisboa há 60 anos.

A competição, que passa por quatro portos (1.955 milhas náuticas), começou em Antuérpia (Bélgica), agora Lisboa, seguindo depois para Cadiz (Espanha), de quinta-feira a domingo, e Corunha (Espanha), de 11 a 14 de agosto.

a5

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA