De que está à procura ?

Portugal

Oradores de Cambridge e Oxford em congresso da Universidade do Porto

“Pensar o futuro” é o tema do 1.º Congresso da Universidade do Porto (UP), que vai decorrer de 26 a 28 de outubro, com oradores de universidades como Cambridge, Oxford, Amesterdão ou Viena.

“No meu programa de candidatura (…) assumi o compromisso de trazer para o debate interno, com a participação de personalidades externas convidadas, o futuro da Universidade. O Congresso Universidade do Porto 2016 insere-se no cumprimento deste compromisso”, lê-se numa mensagem alusiva publicada hoje pelo reitor Sebastião Feyo de Azevedo na página da Internet da UP.

O evento tem a participação de 11 académicos convidados e oriundos de universidades internacionais e de instituições de ciência, mas também participam de 23 elementos das várias faculdades (14) da Universidade do Porto, assim como há a participação de um elemento representante dos estudantes e de uma representante do nosso corpo de trabalhadores abducentes.

Alguns dos convidados internacionais são professores oriundos das universidades de Oxford, Cambridge (Inglaterra), Amesterdão (Holanda) ou de Viena (Áustria), mas também oradores das Universidades de Coimbra, Aveiro ou Porto.

Com este congresso vai coloca-se em debate a “necessária procura das melhores políticas e práticas académicas a serem adotadas no âmbito da missão pública (…), em tempos de mudanças aceleradas, num mundo cada vez mais global, com dinâmica de crescimento instável, com incertezas económicas e sociais preocupantes”, explica Sebastião Feyo de Azevedo.

A “Universidade no Século XXI”, os “Pilares centrais da Educação e Investigação num Mundo em Mudança”, “Terceira Missão das Universidades – fomentar a Cultura e a Ciência para todos” e “A governação das universidades” são os quatro temas que se destacam no primeiro Congresso da Universidade do Porto.

A sessão inaugural é dia 26 deste mês, no Auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina, pelas 14:00, com as boas-vindas do reitor Feyo de Azevedo.

As sessões do dia 27 estão agendadas para decorrer no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências e a sessão final, no dia 28, é no Salão Nobre do Edifício Histórico da Reitoria da UP.

Sebastião Feyo de Azevedo fecha o congresso apresentando as conclusões, depois de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor debater a “Universidade do Porto no contexto dos desafios e oportunidades para a Ciência e Ensino Superior em Portugal”.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA