De que está à procura ?

Motores

Opel Astra: pela primeira vez um motor 1.0

O carro que a garagem Autopolis disponibilizou ao BOM DIA para este ensaio estava equipado com o mais pequeno motor da história do modelo Astra. O pequeno e leve tri-cilíndrico 1.0 de 105 cv tem uma resposta inesperada face à sua cilindrada, movimentando-se com desenvoltura suficiente na maioria das situações de tráfego urbano.

Sobressaem maiores limitações fora da cidade e em percursos mais íngremes, acabando por exigir mais trabalho com a caixa de velocidades nos trajetos com muitas inclinações e com mais peso a bordo.

Apesar dde tudo, nunca tivemos a sensação de estar a bordo de um automóvel com um motor “tão pequeno” graças ao seu desempenho equilibrado. Não é estranho a este facto a redução de peso que ajudou a conferir maior agilidade ao Opel Astra.

opel-astra2

O conforto do Opel Astra depende muito – além das novas suspensões – dos excelentes interiores, com novos bancos e um painel de bordo que é uma completa novidade. A Opel optou por um ecrã táctil, que pode ser de 7 e 8’’, dependendo dos modelos e das opções. Este ecrã é de de uso bastante intuitivo e com sensibilidade precisa ao toque.

O ecrã mais avançado, com 8 polegadas, engloba o sistema multimédia IntelliLink R 4.0. Este sistema possui diversas opções que são facilmente acessíveis através de símbolos com bom tamanho e distribuição lógica. incluindo a solução “valet” que permite telefonar a um serviço de assistência que nos pode indicar um restaurante ou um hotel nas redondezas através de uma chama que se faz automaticamente. O nosso interlocutor, graças ao GPS, sabe onde estamos e indica-nos tudo aquilo que estivermos à procura.

O Opel Astra da anterior geração já era um dos mais espaçosos da categoria, em grande parte devido ao facto de ser um dos carros do segmento com maiores dimensões. O interior do Astra de 2016 consegue ser ligeiramente maior, apesar da distância entre eixos ser 2 cms mais curta.

O mais surpreendente neste carro é a aparência luxuosa. O interior faz pensar que estamos num carro de uma gama superior. E o nível de equipamento pode ser tão elevado que é poucos automóveis no mercado que com ele possam competir. Imagine que há dois tipos de assentos e que, em opção, o sistema AGR permite ajuste dos apoios laterais do(s) banco(s) dianteiros, através do enchimento de almofadas de ar, 18 possibilidades de ajuste (com memória), e são capazes ainda de assegurar ventilação, e… massagem!

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA