De que está à procura ?

Lifestyle

O relato do indiano perdido durante 25 anos é publicado este mês

A obra “A longa estrada para casa”, de Saroo Brierley, que relata a perda de uma criança na Índia, que encontra a família 25 anos depois, é publicada no dia 18 de agosto, anunciou a Editorial Presença.

O relato é feito na primeira pessoa por Saroo, que aos cinco anos se perdeu do irmão na estação ferroviária de Burhanpur, no centro da Índia, em 1987.

Saroo tinha pedido ao irmão mais velho para o levar a conhecer a cidade mais próxima da sua aldeia e, clandestinamente, viajaram de comboio, tendo entretanto adormecido. Quando chegou a Burhanpur, o irmão tinha desaparecido.

“Saroo entrou num comboio à procura dele, iniciando a mais longa viagem da sua vida, que seria uma viagem pela sobrevivência”, afirma a editora portuguesa.

Maria de Almeida é a tradutora para língua portuguesa da obra que, originalmente, se intitula “A long way home”, e está já a ser adaptada ao cinema pelos mesmos produtores de “Discurso do rei”, com Nicole Kidman, Rooney Mara e Dev Patel, nos papéis principais, com data de estreia prevista para 2016.

A odisseia de Saroo continuou na Austrália, pois como ninguém o procurou e nem a polícia descobriu de onde era, “foi enviado para um orfanato” acabando por ser adotado por um casal australiano, Sue e John Brierley.

“Vinte e cinco anos depois, feitas muitas diligências, regressou à cidade onde nasceu para visitar a família”, adiantou a mesma fonte.

Saroo Brierley, atualmente com 34 anos, é empresário, mas “a sua história captou significativa atenção dos ‘media’ internacionais, especialmente na Austrália e na Índia”.

Referindo-se à obra, a Editorial Presença atesta que é “um original que se destaca pela veracidade da história, pela capacidade de sobrevivência humana e pela linguagem simples”.

Esta “história notável” vendeu 40.000 exemplares na Austrália e tem já negociados os direitos para venda no Reino Unido, Estados Unidos e direitos e tradução para Itália, França, Polónia, Rússia, Índia, Japão e Coreia do Sul, além de Portugal, onde é publicado no dia 18 de agosto.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA