De que está à procura ?

Desporto

Nuno Gomes é padrinho da iniciativa Amarante Cidade do Desporto

O ex-futebolista Nuno Gomes é o padrinho da atividade “Amarante Cidade do Desporto”, iniciativa que vai envolver, todos os fins de semana, até final de julho, milhares de atletas, de 30 modalidades e 60 clubes locais.

Na apresentação do evento, que decorreu na Casa das Artes, naquela cidade, foi projetado em vídeo uma mensagem do antigo atleta do Boavista e do Benfica, natural de Amarante, na qual Nuno Gomes prometeu participar num dos eventos programados para apoiar a iniciativa da autarquia, que elogiou.

Na apresentação, os representantes do município, entidade organizadora, prometeram que a cidade vai albergar, durante seis meses, um programa de atividades desportivas “diversificado, completo e estruturado”.

“Nós somos um destino de excelência para muitas modalidades desportivas”, assinalou o vereador do Desporto, André Magalhães, para quem a tradição de Amarante como “berço de grandes campeões” pode e deve projetar o concelho, no âmbito de uma “estratégia integrada”.

“Queremos pôr toda a gente a mexer”, gracejou, perante uma plateia constituída sobretudo por atletas e dirigentes das coletividades.

A sala estava decorada com vestuário e equipamentos alusivos a várias modalidades desportivas praticadas no concelho.

O autarca disse acreditar que poucos concelhos terão um leque tão diversificado de modalidades desportivas como Amarante apresenta.

O programa, assinalou, foi estruturado nas últimas semanas, envolvendo representantes de dezenas de associações desportivas concelhias que se dedicam à prática de atletismo, canoagem, ténis, ciclismo, futebol, automobilismo, natação, voleibol, andebol, futsal, ‘trail’, golfe, polo aquático e desporto adaptado, entre outros desportos.

O conjunto de cerca de 40 atividades, a realizar até final de julho, arranca no domingo com a segunda edição da Meia-Maratona António Pinto, com a participação de milhares de atletas.

Todos os fins de semana terão eventos, de diferentes modalidades, em diversos complexos desportivos do concelho, nas serras e nos rios, num programa concertado para que, como deseja a autarquia, não haja sobreposição.

Exortando à “participação de todos os amarantinos”, André Magalhães frisou que o “grande evento”, “Amarante Cidade do Desporto”, constitui o primeiro passo de uma estratégia da câmara municipal.

“O trabalho envolve as associações, como parceiros, no sentido do trabalho em rede e partilha de recursos, numa lógica planeada, a médio prazo”, defendeu.

No mesmo sentido interveio o presidente da Câmara, José Luís Gaspar, defendendo também que o desporto em Amarante pode, a par das tradições culturais e recursos naturais do concelho, constituir um fator acrescido de atratividade turística, com vantagens para a dinamização da economia local.

Gaspar frisou, por outro lado, que toda a atividade vai ser monitorizada, o que permitirá retirar elementos que ajudarão a câmara a definir a sua política desportiva de médio e longo prazo e a construção de alguns equipamentos que ainda faltam à cidade e ao concelho.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA