De que está à procura ?

Portugal

Nobel Svetlana Alexievich no Festival Literário da Madeira

© Pixabay

A sessão de abertura do 7.º Festival Literário da Madeira (FLM) que decorre no Funchal entre 14 e 19 de março tem a presença confirmada da Prémio Nobel da Literatura de 2015, Svetlana Alexievich.

“Literatura e a Web – entre o medo e a liberdade” é o tema do FLM deste ano e a referida  jornalista e escritora vai manter uma conversa com o jornalista Luis Caetano.

Outro dos grandes momentos do programa será o concerto de Teresa Salgueiro, “Horizonte”, a 17 de março, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

Da lista de participantes divulgada até ao momento constam os nomes dos autores angolanos Pepetela e Ondjaki e do jornalista Fernando Alves.

A jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksievitch foi distinguida em 2015 com o Nobel da Literatura pela escrita “polifónica, um monumento ao sofrimento e à coragem no nosso tempo”, anunciou, na altura, a Academia Sueca. Da autora, foi publicado em Portugal “O fim do homem soviético – um tempo de desencanto”, pela Porto Editora, tendo o livro “A guerra não tem rosto de mulher” chegado às livrarias portuguesas em setembro do ano passado, publicado pela Elsinore, que já havia lançado “Vozes de Chernobyl”.

O Festival Literário da Madeira é organizado pela Eventos Culturais do Atlântico (ECA) e elegeu como o seu principal objetivo “a promoção sociocultural através do fomento da prática artística e pedagógica, e organização de eventos nacionais e transfronteiriços e de desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação e da informação”. O programa do FLM é composto por uma semana de encontros, debates, concertos, sessões de autógrafos, incluindo também momentos de divulgação da ilha.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA