De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Na terça-feira Portugal vai ser francês

Mais de 30 restaurantes portugueses, incluindo três distinguidos com duas estrelas Michelin, participam na próxima terça-feira na iniciativa mundial “Goût de France”, que pretende celebrar a excelência da gastronomia francesa.

O evento mundial decorre pelo terceiro ano consecutivo e envolve mais de dois mil chefes de cozinha, nos cinco continentes, que na terça-feira preparam um jantar nos seus restaurantes, anunciou a embaixada francesa em Lisboa.

O “Goût/Good de France” pretende prestar “homenagem à excelência da cozinha francesa, à sua capacidade de inovação e aos valores que ela transmite: partilha, prazer, respeito pelo ‘comer bem’, pelos seus contemporâneos e pelo planeta”.

Aderiram à iniciativa 32 restaurantes de Portugal continental, Madeira e Açores, incluindo o Belcanto (Lisboa), Vila Joya (Albufeira) e Il Gallo d’Oro (Funchal), todos com duas estrelas do guia Michelin, e o Antiqvvm (Porto), com uma estrela.

Todos os anos, a iniciativa apoia uma organização não-governamental e, nesta edição, cinco por cento dos lucros dos restaurantes revertem a favor da Fruta Feia, que tem como objetivo recolher toneladas de alimentos que seriam destruídos por não corresponderem aos critérios dos distribuidores.

A organização procura vender estes produtos hortofrutícolas a preços inferiores aos consumidores e visa, no futuro, alargar a comercialização a todas as frutas e legumes de qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato.

A Fruta Feia receberá ainda, do Ministério do Ambiente francês, um prémio de 15 mil euros.

Segundo os franceses, uma refeição típica do país “representa uma verdadeira cerimónia, que começa por um aperitivo e termina com um digestivo, com pelo menos quatro pratos: uma entrada, um prato de peixe e/ou carne, queijo e sobremesa, tudo acompanhado de pão e vinhos combinados com cada prato”.