De que está à procura ?

Lisboa
Porto
Faro
Lifestyle

Música moçambicana à conquista da Europa

Ghorwane, uma das bandas mais tradicionais de Moçambiqu, está a preparar uma tour por Portugal que deverá acontecer em julho e será uma oportunidade para este conjunto de artistas lançarem o álbum “Kukavata” na Europa. Está prevista uma passagem por Londres.

O nome do grupo (que já contabiliza 33 anos de palco) é uma homenagem ao lago Ghorwane, localizado em Chibuto, na província de Gaza, local onde nasceu o fundador da banda, Pedro Langa. O lago é considerado milagroso uma vez que as suas águas não desapareciam mesmo em tempos de seca.

A banda apresenta uma combinação da música tradicional de Moçambique, afropop e fusion, e as músicas são cantadas em línguas locais.

O grupo já tocou em várias cidades do mundo mas tem sua história intimamente ligada ao Reino Unido: o músico britânico Peter Gabriel convidou o grupo para tocar no Festival WOMAD, e foi logo depois que a banda gravou o primeiro álbum, “Majurugenta”, num estúdio na Inglaterra.

Mesmo após perder alguns membros fundadores (dois deles assassinados) o grupo continua ativo com 11 elementos, representando e difundindo música de Moçambique pelo mundo.