De que está à procura ?

Mundo

Multimilionário egípcio quer comprar ilha no Mediterrâneo para alojar refugiados

“A Grécia ou a Itália vendem-me uma ilha, eu declaro a sua independência, e abrigo os migrantes e dou-lhes trabalho a construir o seu novo país”, propôs Naguib Sawiris.

Naguib Sawiris é o terceiro homem mais rico do Egito e quer agora usar parte da sua riqueza para ajudar refugiados. À agência France Presse, Sawiris explicou que gostaria de comprar uma ilha italiana ou grega para criar uma colónia de refugiados sírios.

“Há dezenas de ilhas que estão desertas e podiam acolher centenas de milhar de refugiados”, disse Sawiris esta quinta-feira, em entrevista. O comentário seguiu-se a uma publicação no Twitter feita na terça-feira, em que Sawiris anunciou que tinha “uma ideia louca”: “A Grécia ou a Itália vendem-me uma ilha, eu declaro a sua independência, e abrigo os migrantes e dou-lhes trabalho a construir o seu novo país”, escreveu.

Sawiris explicou que poderiam construir-se abrigos temporários, e depois as pessoas poderiam trabalhar a construir casas, escolas, universidades e hospitais. “E se as coisas melhorarem [na Síria], quem quiser voltar pode voltar”, esclareceu. Sawiris prometeu ainda que os refugiados que vivessem no seu novo país seriam tratados “como seres humanos”, de acordo com a revista Forbes.

Sawiris tem uma fortuna avaliada em cerca de 2,7 mil milhões de euros, que adquiriu principalmente através do seu trabalho nas telecomunicações, no grupo Orascom Telecom, que foi criado pelo seu pai.

 

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA