De que está à procura ?

Colunistas

Mudança da hora

A mudança da hora em Portugal, quer no Inverno quer no Verão, apenas serve para provocar o efeito de jet lag a todos os portugueses que não podem viajar para destinos mais longínquos. Durante dois dias, de meio em meio ano, ficam com aquela sensação que o relógio biológico está marado.

Qual a razão da mudança de hora em quase todos os países da Europa? Por uma questão de eficiência enérgica numa perspetiva dos povos do Norte, que, e na minha opinião, é contrária á eficiência energética de Portugal.

E a eficiência energética tem a ver com o facto de estarmos acordados enquanto há luz, e como nos países do Norte a luz no Inverno é escassa, fazem que a existência de luz coincida com os momentos do dia em que estamos acordados.

Só que estaria tudo bem se os hábitos matinais dos portugueses fossem idênticos aos dos povos do Norte. Os alemães precisam de luz às 6 horas da madrugada porque começam a trabalhar daí a uma hora, e às 6 horas da madrugada, os portugueses só precisam de luz para o caso de terem necessidade de urinarem e a seguir regressarem para a cama. Não vejo utilidade nenhuma em acordar duas horas após ter nascido o dia e estar ainda a trabalhar quando a noite é profunda. É que não vislumbro qualquer tipo de utilidade, de economia, ou que isso possa facilitar a vida ás pessoas. Talvez para a EDP seja interessante.

Concluindo, a hora de Inverno é muito má para Portugal porque a malta está a dormir quando já é dia há muito tempo, e depois, a meio da tarde de trabalho começa a ser noite e o pessoal tem que acender as luzes.

Tudo bem, o facto de acharmos que é uma coisa do caraças mudarmos de hora de 6 em 6 meses nos trás muito desenvolvimento é um mito urbano, se quiserem acreditem nisso, e já que se aproxima a época, também acreditem no Pai Natal.

Esta publicação é da responsabilidade exclusiva do seu autor.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA