De que está à procura ?

Lifestyle

Moda do vinho azul já chegou a França

França aderiu à moda do vinho azul, que começou a ser comercializado em Espanha em 2015 e chegou a Portugal no ano seguinte. Agora, é o mercado francês a lançar o produto que, segundo o jornal Libération, até poderá ser confundido com a água da piscina.

Este vinho surgiu a partir de uma investigação entre vários grupos tecnológicos da indústria alimentar, aproveitada por jovens empresários espanhóis, do País Basco, que constituíram a startup Gïk para comercializar este vinho de cor azul. No entanto, em março de 2017, esta empresa acabou por ser multada pelo Ministério da Agricultura de Espanha por causa da utilização de um corante indigo e por antocianina, que é um pigmento da pele da uva, componentes que violaram as regulações vigentes.

O Libération conta que o néctar azul brilhante tem origem numa nova vinha, batizada de vindigo, que é produzida em Espanha, sendo que além da cor original o consumidor terá um vinho fresco, frutado e doce, com aromas de cereja, framboesa e maracujá.

Em 2016, foi comercializado em Portugal graças ao impulso de Joe Berardo, o homem forte da Bacalhôa, a que deu o nome de Casal Mendes Blue. Antes do vinho azul ser lançado no mercado, a empresa Aliança, do mesmo grupo, lançou um vinho cor-de-rosa, que acabou por ser um fracasso no mercado.

O Instituto da Vinha e do Vinho não reconhece este líquido azul como vinho, considerando que se trata de um corante alimentar que é acrescentado a um vinho no final do seu processo de fermentação.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA