De que está à procura ?

Comunidades

“Miúdas” do Junglinster querem brilhar na Europa

“Agora que chegamos até aqui queremos ganhar alguma coisa”, disse ao BOM DIA uma das mais jovens estrelas do clube de futebol feminino de Junglinster. Esta localidade do centro do Grão-ducado do Luxemburgo acolhe o clube campeão e vencedor da taça de futebol feminino do país, o FC Jeunesse Junglinster Dames, um clube que é treinado por um português e que reúne uma grande parte de jogadoras de origem lusitana.

“Essa é a nossa força”, diz uma jovem italiana que acredita que, “o caráter internacional desta equipa dá-lhe mais força”. Para a atleta, é curioso terem um treinador português que comunica em inglês, “que não é uma das línguas oficiais do país, mas todas entendemos”.

Pedro Cunha, por seu lado, tem feito um trabalho que todas as jogadoras apreciam. “Temos treinos a sério agora”, dizem as atletas, comparando com o passado, que consideram “Menos profissional”.

Depois de serem campeãs do Luxemburgo, a direção do clube decidiu “dar um presente” às jogadoras e permitir-lhes o acesso às competições europeias. Mas disputar esses jogos também custa dinheiro, por isso as próprias jogadoras estão a organizar eventos para angariarem fundos.

Depois de uma noite de festa no centro da capital luxemburguesa, no sábado passado, esta quarta e quinta-feira, as “miúdas” organizam uma festa com “barbecue” em Howald onde pretendem acolher muitos visitantes que as ajudem a pagar a fatura de jogar na Europa. Na sexta-feira tem lugar um espetáculo com os Fada’s Family no centro HILD, em Dudelange.

TÓPICOS

Siga-nos e receba as notícias do BOM DIA